Vereadores de Vista Alegre visitam Estação de Tratamento de Esgoto.

14/08/2017

Atendendo a um convite ofi­cial da Pre­­fei­tura Municipal, uma comitiva da Câ­­ma­ra de Ve­readores de Vista Alegre do Alto participou de uma visita técnica à Es­tação de Trata­men­to de Es­­­goto (ETE) da cidade, no dia 1º de agosto. O objetivo do en­con­tro foi promover a ges­tão par­ti­cipativa através da divulgação da im­por­tância da ETE para o sa­nea­men­to bási­co e, conse­quen­temente, para a quali­da­de de vida no município. 

O presidente da Câmara Mu­nicipal Zé Ricardo Joanini e os vereadores Zé Reis, Zezé Cal­derani Yaekashi, Roberto Cé­sar e Gilmar Cecato foram acompa­nha­dos pela assessora de Meio Am­bien­­te Daiane Bar­ros e o vice-prefeito Arlindo Bal­sanelli. Durante a visita, os par­la­men­tares receberam todas as informações técnicas sobre o processo de tratamento de es­goto e foram infor­mados sobre os planos da adminis­tra­ção mu­nicipal pa­ra readequar o sis­te­ma.

Segundo a assessora Daia­ne Bar­ros “a intenção da gestão municipal é dar conhecimento a toda população, a fim de que todos possam reconhecer a im­portân­cia do tratamento do es­goto, pois reflete na saúde e no cuidado com o meio ambiente”. Ela destacou que o tra­tamento per­mite que o efluen­te não cau­se um impacto am­bien­tal nos cor­pos hí­dricos. “É im­por­t­ante que a po­pu­lação co­nheça para que seja evitado o despejo ina­dequado de líquidos, co­mo óleo de cozinha usado que preju­di­ca o trata­men­to”, re­forçou. 

Paralelamente a este pro­jeto de di­vul­ga­ção da ETE, a pre­fei­tura desen­vol­ve o projeto Reoleo que recolhe o óleo de cozinha usado da população e destina adequadamente para fabrica­ção de bio­diesiel.