Vista Alegre do Alto obtém sua melhor classificação no ‘Município Verde Azul’.

02/01/2018

Vista Alegre do Alto subiu 394 posições no ranking ambiental do programa Município Verde Azul do Estado de São Paulo em relação à última participação. Ocupando a 469ª colocação no ano passado, a cidade passou para o 75º lugar em 2017, com a nota 69,9, bem acima dos 8,93 pon­tos obtidos em 2016.

Neste ano, 588 municípios foram avaliados com a certifica­ção de apenas 48 deles que con­seguiram atingir nota supe­rior a 80 pontos.

A recente classificação de Vis­ta Alegre é a me­lhor da his­tória do município, que come­çou a par­ticipar do programa há nove anos, superando até mes­mo a posição alcançada em 2009 - que foi de 154ª. Naquele ano a cidade conquistou seu único Selo Verde Azul, até o mo­mento. Esse avan­ço espelha o intenso trabalho e os investi­mentos que vêm sendo feitos no município pela atual ad­mi­­nis­tração municipal na área de meio ambi­en­te. 

O Selo Município Verde e Azul, além de apontar os muni­cípios que tem práticas am­bien­tal­mente corretas e buscam a sustentabilidade, também dá benefícios e prioriza os municí­pios que têm o certificado na hora de conseguir recursos do go­verno estadual. A pontuação é dada pela Secre­taria de Es­tado do Meio Ambiente baseada no cum­primento de 10 diretivas: esgoto tratado, re­sí­duos só­lidos, arborização urbana, edu­cação am­biental, cidade sus­tentável, gestão das águas, qua­li­da­de do ar, biodiversidade, estrutura ambiental e conselho am­bien­tal.