Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

13 de maio o dia “D” da campanha de vacinação contra gripe.

28/04/2017

A campanha de vacinação contra a gripe segue até o dia 26 de maio e o “dia D” está marcado para o dia 13. Este ano, a novidade da campanha é a inclusão dos professores, tanto da rede pública co­mo privada, que agora também po­de­­rão receber a dose de imunização.

Integram ainda o público-alvo da cam­­pa­nha, pessoas a partir de 60 anos; crianças de seis meses a menores de cinco anos; trabalhadores de saúde; ges­tantes; puérperas (até 45 dias após o par­to); pessoas privadas de liberdade - o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas - e os funcionários do sistema prisional, além de pessoas que fazem parte de gru­pos de doenças crônicas não transmis­síveis. Vale destacar que a vacinação é gratuita e altamente eficaz no combate à gripe. 

A vacina ofertada pelo SUS protege contra os três principais tipos de vírus da gripe que circularam em 2016. Em geral são variações do vírus Influenza A (H1N1); A (H3N2) e B. A proteção dura um ano e a vacina demora cerca de 15 dias pa­ra começar a fazer efeito.