Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Acervo doado à biblioteca é a preservação da memória.

15/11/2020

Um rico acervo capaz de recriar os acontecimentos, costumes e o pensamento da sociedade vista-alegrense foi doado à biblioteca municipal pela historiadora professora Rosa Maria Leme Camargo e seu esposo, João Jorge Carletto Camargo. A secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Rita Vieira Cunha, recebeu diversos volumes de materiais que foram encadernados e ficarão à disposição da população para consulta. “Sabemos do inestimável valor desse acervo para a memória da nossa cidade.

É uma importante fonte de consulta e tenho certeza que terá grande procura. Agradecemos a professora Rosa e seu esposo João Jorge pelo trabalho de tantos anos de coleta de material”, comentou a secretária Maria Rita. Entre os materiais, consta jornais, cartazes comemorativos e outras publicações informativas.

A historiadora conta que “tudo começou porque meu pai, Odilon Leme, guardava alguns jornais que noticiavam algum acontecimento ou festas na cidade” e, na sequência, acrescenta “percebendo a necessidade de preservar a história de Vista Alegre, resolvi guardar os exemplares dos jornais que circulavam aqui para doá-los posteriormente à Biblioteca Municipal”.

Rosa Maria revela que ao longo dos anos teve a colaboração da funcionária municipal Maria Lúcia Leopoldino que reservava para ela edições semanais ou quinzenais e mesmo em sua ausência outras funcionárias ficavam responsáveis para entregá-lo ao seu esposo, João. “Só posso agradecer a todas as pessoas que colaboraram comigo na coleta dos jornais que hoje estou entregando ao município”, concluiu.