Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Alunos de Vista Alegre aprendem educação no trânsito.

18/07/2011

Escola “Irineu Julião” recebeu o programa “Clube do Bem-Te-Vi” desenvolvido pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo

 

Com muito entusiasmo, os alunos do 2º ao 5º ano da escola da rede muni­ci­pal de ensino de Vista Alegre do Alto participaram do programa educativo de trânsito “Clube do Bem-Te-Vi”. As ativi­da­des foram reali­zadas na es­co­la “Profes­sor Irineu Julião” no dia 6 de julho.  Foram responsáveis pelo de­senvolvimento do programa nas cidades os policiais sar­gen­to Agnaldo Carlos de Melo, os ca­­bos João Carlos Rodrigues da Silva e Douglas Estevão de Araú­jo e o soldado Mauro José No­vaes. Eles empregaram nas a­pre­sentações recursos audio­vi­suais e linguagem de acordo com a faixa etária, bem co­mo brincadeiras que visam fixar o tema abordado, envolven­do alunos e professores.

Ao término das palestras, os estudantes recebem material edu­cativo de trânsito (revista, talão de autuação de infrações de trânsito mirim e Carteira Nacional de Habilitação Mirim). Segundo o cabo João Carlos, o pro­grama é inteiramente gratui­to, não havendo nenhum custo para o município. “Todo o pro­gra­ma, inclusive o material di­dá­tico, é custeado pelo Detran/SP”, explicou.

Para solicitar o programa, a es­co­la deve encaminhar ofício à Divisão de Educa­ção de Trân­sito do Detran/SP ou entrar em contato com o sar­gento Melo pelos telefones (11) 8285- 7441 ou (11) 3627-7257 e também, se preferir, pelo seguinte e-mail: [email protected]. Será feito o agendamento de uma reunião que definirá detalhes do curso.

Criado em 1990, o “Clube do Bem-Te-Vi”  é um programa edu­­cativo de trânsito, coorde­na­do e desenvolvido pela Divisão de Educação de Trânsito do De­partamento Estadual de Trân­­sito (Detran) de São Paulo, que tem a finalidade pedagó­gica de “educar para o trânsito”, as crianças  matriculadas nos estabelecimentos de ensino de todo o Estado de São Paulo.

A ação educativa tem como objetivo transmitir os princípios básicos de segurança no trân­sito aos estudantes, procurando conscientizá-los sobre a impor­tância de preservar a integri­dade física das pessoas nas vias públicas, contribuindo, assim, para a formação da consciência cidadã.

Outras cidades - As crian­ças do ensino fundamental de Pradópolis também receberam noções de trânsito através do Clube do Bem-Te-Vi do Depar­ta­mento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP). Nos meses de agosto e setembro, o programa atenderá as cidades de Jaboticabal e Monte Alto, respectivamente.

A presença física dos poli­ciais militares monitores nos es­tabelecimentos de ensino, de­­vidamente caracterizados com seus uniformes peculiares de policiamento, faz com que os alunos assimilem e rete­nham com maior propriedade e se­rie­da­de os ensinamentos trans­mi­ti­dos. Os escolares par­ticipam ativamente das pales­tras, apre­sen­tando suas dúvidas e curio­si­dades.