Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Censo 2022 começa em Vista Alegre.

05/08/2022

O Censo Demográfico 2022 começou na última segunda-feira nos 5.570 municípios do país. Em Vista Alegre do Alto, oito recenseadores e uma agente censitária municipal irão realizar entrevistas domiciliares, na zona urbana e rural. A Prefeitura Municipal reconhe a importância da realização do Censo para a construção de políticas públicas e o efetivo papel dos dados e informações que auxiliam a gestão municipal. 

Como identificar um (a) recenseador(a) do IBGE?

Os recenseadores estarão sempre uniformizados com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). 

O que o IBGE pergunta?

Há dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos.

O questionário básico traz os seguintes blocos de perguntas: identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade.

Já o questionário da amostra, além dos blocos contidos no questionário básico, investiga também: trabalho, rendimento, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo. 

Quem pode responder a pesquisa?

É preciso ser morador do domicílio investigado para responder ao IBGE. De acordo com o instituto, qualquer morador, acima de 12 anos, capaz de fornecer as informações, pode responder ao recenseador por todos os demais moradores do lar.

O IBGE solicita os dados da pessoa que prestou as informações, como nome, telefone, e-mail e CPF. Todas as informações coletadas são confidenciais, protegidas por sigilo e usadas exclusivamente para fins estatísticos, conforme estabelece a legislação.