Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Coleta de Lixo Eletrônico e Óleo de cozinha usado.

19/03/2019

O lixo eletrônico é um dos mais novos problemas da modernidade. Como descartar, armazenar e reciclar? A Prefeitura municipal de Vista Alegre do Alto vem colaborando com o a coleta adequada desse lixo. Os resíduos perigosos são um problema sério quando destinado em locais inadequados, mesmo havendo legislações que obrigam as empresas a realizarem a logística reversa de vários materiais, ainda são muito poucos as matérias que voltam através desse processo. Deste modo na maioria das vezes a destinação desses materiais fica por conta das prefeituras, assim é necessário adotar estratégias para que esses resíduos não acabem indo para coleta de lixo doméstico e consequentemente poluindo o solo.
No ano de 2018 foram coletados  58 kg de pilhas e baterias e 57 peças de material eletrônico nos três pontos de coletas destinado ao descarte de eletrônicos.

Também em colaboração ao meio ambiente, a prefeitura realiza a coleta de óleo de cozinha usado, para que não seja descartado de forma inadequada. O resíduo proveniente do óleo de cozinha usado causa sérios problemas nas tubulações de esgoto e prejudica o Tratamento na ETE, este tipo de resíduo pode ter uma destinação diferente do descarte no ralo da pia ou no lixo doméstico. Desde 2010 o Município de Vista Alegre do Alto recolhe esse material e encaminha para reciclagem em empresas especializadas, o munícipe entrega de forma voluntária nos pontos específicos. Em 2018 foram coletados 2004 litros de óleo usado com o projeto “Reviva Óleo”.

“Dar um destino adequado para esses materiais, são meios de evitar a contaminação do solo e da água. A continuidade dessas ações permite que novos conceitos sejam aderidos na população, principalmente o de responsabilidade socioambiental, mostra que todos temos a responsabilidade de cuidar dos nossos recursos naturais”. – Diz Daiane Barros, assessora do Meio Ambiente do município.

Redatora: Natália Ravazi.