Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Dia do Desafio mobiliza mais de 2,5 mil participantes em Vista Alegre.

Imagem: Crianças da Escola Municipal EMEIF Irineu Julião

30/05/2007

Na quarta-feira, dia 30 de maio, a Secretaria de Educação, Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, com apoio da Prefeitura de Vista Alegre do Alto, realizou mais uma edição do Dia do Desafio.

A cidade mobilizou 2.650 pessoas (55,74% da população) em pelo menos 15 minutos de alguma atividade física. Durante todo o dia foram realizadas ações de incentivo ao exercício físico, como ginástica, caminhada, partidas de futsal e de futebol de campo, entre outras. As atividades concentraram-se no ginásio de esporte, escolas e Estádio Municipal, tendo início às 6h30 com a ginástica da Terceira Idade. Um forró promovido no Clube Vista Alegre, com entrada franca, marcou o encerramento do movimento em favor da saúde.

O evento, que retomou sua realização no município em 2005, visa à conscientização da comunidade para a promoção da saúde e a melhoria na qualidade de vida por meio da atividade física diária. De acordo com o regulamento, é preciso fazer pelo menos 15 minutos de atividade física e vence a cidade que tiver o maior número de participantes. Para os confrontos, sempre saudáveis, são sorteadas cidade que tenham número de população equivalentes. Neste ano, Vista Alegre do Alto competiu com Concepción, Guatemala, que possui cerca de 6.500 habitantes. “É uma campanha mundial de incentivo para a prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e bem-estar”, afirmou a secretária Maria Rita Vieira Cunha.

A adesão, no entanto, não foi suficiente para vencer a concorrente. Os desafiantes registraram a participação de 3.841 pessoas praticando atividade física o que representa 59,09% do total de habitantes. Mas os grandes vencedores são os cidadãos que demonstram uma disposição para a busca de uma vida saudável. O Dia do Desafio é realizado anualmente, na última quarta-feira de maio, sendo criado no Canadá e difundido pela Trim & Fitness International Sport for All Association (Tafisa), de origem alemã. Em 2007, 3.195 cidades de 25 países do continente americano participaram do evento, com a mobilização de mais de 55 milhões de pessoas.