Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Entrevista na Rádio – 04 de Setembro – às 8h12.

05/09/2013

Alessandra Augusta Santana Matheus

Secretária Municipal de Educação, Esporte, Cultura, Turismo e Lazer

 

Apresentação

 

Formação acadêmica: graduada em Letras e Pedagogia (Adm. e Sup. Escolar).

Pós-graduações: Didática e Gestão Pedagógica e Psicopedagogia (São Luiz); Teorias Linguísticas e Ensino (UNESP-Araraq.). PIGEAD – Planejamento, Implementação e Gestão do Ensino a Distância (Universidade Federal Fluminense); Gestão Pública (Universidade de Brasília).

Cursos de extensão: Progestão; Entre na roda; Brincar; Melhoria da Educação no Município; entre outros.

 

Experiência Profissional: 15 anos de atuação na Educação nos setores administrativo e docente); 2 anos de docência no Ensino Médio; formação de professores para atuação no incentivo à leitura. Professora do PET / SENAC. Professora Universitária.

 

Questões:

 

Como tem sido o trabalho nesta Secretaria?

 

O trabalho tem sido árduo, mas também muito gratificante, principalmente pelas conquistas que podemos observar, nesses poucos meses de administração.

 

De que conquistas esta falando?

 

Bom... especificamente na área da educação.

 

Creche Coração de Jesus:

São nítidas as mudanças, principalmente, no atendimento pedagógico oferecido às crianças.  Elas estão tendo atividades diárias de leitura e de brincadeiras.  Para os bebês implantamos a Neneteca (acervo de livros direcionados aos bebês). Àquelas de 3 a 5 anos, que frequentam a E.M.E.I.E.F “Irineu Julião” num dos períodos, têm momento definido para fazer as tarefas com auxílio das professoras.

Iniciamos neste mês uma Oficina de música atendendo a todas as crianças que frequentam a Creche; o que logo mais poderá ser conferido pela comunidade na primeira exibição da Bandinha Ritmica formada por essas crianças.

 

Em se tratando de infraestrutura, adquirimos 4 aparelhos de ar condicionado melhorando muito a qualidade da estada oferecida às crianças. Foram adquiridos também guarda-roupas novos, televisores e brinquedos.

 

Centro de Convivência do Escolar:

 

Também voltamos o olhar para as crianças que frequentam o Centro de Convivência do Escolar.  As crianças continuam tendo oficinas de artesanato e atividades esportivas, mas também passaram a frequentar oficinas de dança, violão, teclado, leitura e pintura.  Para elas, introduzimos uma Oficina de Teatro cujo resultado logo mais também poderá ser conferido pela comunidade com a exibição da primeira peça encenada por essas crianças.

No mês de julho – período de férias escolares – as crianças foram visitar o Complexo de Museus de Monte Alto, a fim de diversificar as atividades nesse período e proporcionar cultura e lazer.

Também investimos em infraestrutura nesta Escola de Educação Complementar, adquirindo televisor de 40 polegadas, aparelho de som que não tinha, além 4 aparelhos de ar condicionado, tapetes e brinquedos pedagógicos.

 

EMEIEF “IRINEU JULIÃO”

 

Na EMEIEF Irineu Julião as mudanças também foram muitas, desde o início do ano letivo: os professores foram recebidos com a sala dos professores mais aconchegante, melhoramos o estacionamento, foram realizados pequenos e grandes reparos em toda a escola.

O que não foi possível fazer no início do ano letivo, em questões de infraestrutura, foi realizado no período de recesso escolar.

 

3. Dê-nos exemplos:

 

- Adquirimos 20 aparelhos de ar condicionado, portanto trocamos os que estavam ruins e colocamos nas salas que ainda não possuíam. Importante ressaltar que tal aquisição foi realizada por meio de licitação, de modo transparente e legal.

- Adquirimos 12 computadores para a remodelação da Sala de Informática, além de fones de ouvido, mesas e tudo o que é necessário para o adequado funcionamento dessa sala.

- Adquirimos purificadores de água, campainhas, renovamos os toldos que estavam todos rasgados, enfim, são benefícios que não precisam ser inaugurados como obras e que, portanto, nem sempre saem nos jornais. Porém, melhoraram consideravelmente a qualidade do atendimento oferecido às crianças.

 

4. E na questão pedagógica, houve mudanças?

 

Bom... estamos trabalhando muito para oferecer, dia a dia, a melhoria da qualidade do ensino oferecido às nossas crianças, com incentivo e acompanhamento ao trabalho dos professores e projetos de leitura aos alunos, por exemplo.

 

Inovação:

 

Introduzimos a Dom Bosco como material didático para as crianças da Educação Infantil;

Ainda na Educação Infantil, também introduzimos a educação física ministrada por professor especialista, o que não havia.

Para o Ensino Fundamental estamos iniciando Oficinas de Teatro para os alunos dos 4º Anos e Oficinas de Música para as crianças dos 1º, 2º e 3º Anos o que também não havia.

Também foi introduzido para todos os alunos da Escola, inclusive para a EJA e para a Educação Infantil, aulas de informática com certificação.

Aderimos ao PACTO pela Alfabetização na Idade Certa, do qual faz parte um curso de formação para os professores alfabetizadores (1º ao 3º Anos), contribuindo para melhorar o desempenho docente em sala de aula.  A coordenadora do projeto é a Profa. Fabiana Gil, também diretora da Escola e a profa. Formadora é a Valdelice Zerbinati Miranda que tem participado mensalmente de formações oferecidas pela UNESP e, após, trabalhado com os professores aqui no município.

A Equipe gestora também têm tido a oportunidade de participar de formações. Por exemplo, a Diretora e Vice-Diretora participaram do Educar – Educador, evento internacional que discute a Educação com autores renomados de todo o mundo.  Eu tenho participado de encontros de formação oferecidos pela Undime – União dos Dirigentes Municipais de Educação, por exemplo, enfim estamos sempre melhorando a nossa formação.

 

Cultura e Lazer:

 

O Espaço Cultural é o nosso principal espaço de Cultura, por onde circulam em torno de 300 (trezentos) alunos, semanalmente, participantes de oficinas de pintura, violão, teclado, artesanto, dança e leitura.

Além desses, também por meio do Espaço Cultural, especificamente para as crianças da Creche Coração de Jesus e da E.M.E.I.E.F. “Irineu Julião” iniciamos o Projeto de Música para a implantação da Bandinha Ritmica e do Coral; e também iniciamos o Projeto de Teatro para as crianças do Centro de Convivência de Escolar (Programa) e para as da E.M.E.I.E.F. “Irineu Julião”.

 

Em se tratando de Eventos, em julho, realizamos o 1º Dia da Cidadania, na Praça Central, com o objetivo de levar informações, lazer e cultura à população.  Inclusive um dos objetivos foi incentivar a leitura, o que fizemos por meio da doação de livros e da apresentação da peça “Conta contadora”.

Realizamos, no dia 25 de agosto, a primeira sessão de Cinema na Praça com a exibição do filme “Rio”.  Haverá outras duas sessões, sendo que a próxima será no dia 26 de outubro.

Estamos trabalhando para a realização da 1ª Feira do Livro, que possivelmente acontecerá no mês de outubro.

Outro evento de extrema importância é o 11º Festival Folclórico e 9ª Mostra Regional de Talentos, que acontecerá nos próximos dias 13 e 14 de setembro na Praça Central, para o qual aproveito para convidar todos.

 

 

5. Como tem sido a integração com o Prefeito Municipal, Kalil Aidar Filho?

 

A integração com o Sr. Prefeito tem sido diária.  O trabalho tem sido realizado em conjunto com os diversos profissionais que compõem a equipe da Administração “Governo da Transparência e Igualdade”.

Especialmente o Sr. Kalil tem, sem dúvida alguma, incentivado e apoiado todas as nossas ações, pois sem o apoio dele nada seria possível.  Importante mencionar também a satisfação do nosso prefeito em ver a participação da comunidade nos eventos que temos promovido.

 

Encerrando:

 

Agradeço o apoio incondicional da Prefeitura Municipal, na pessoa do Sr. Kalil, nosso prefeito.  Agradeço o trabalho incansável da Direção da E.M.E.I.E.F. “Irineu Julião”, Fabiana Gil e Daniela Nicoletti dos Santos, da Diretora de Educação Infantil, Suzi Boaro Magorno, e de todos os funcionários de modo geral, pois não fazemos nada sozinhos, precisamos do auxílio e do apoio de todos que estão ao nosso lado.

Agradeço ainda a Comunidade, que está sempre prestigiando nossos eventos.  E, coloco-me à disposição para responder a questionamentos e dar esclarecimentos, sempre que necessário.