Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Este Mês tem Vacinação Contra a Paralisia Infantil.

15/08/2007

A segunda fase da vacinação contra poliomielite está marca­da para 25 de agosto, das 8 às 17 horas. A meta da Secretaria Municipal da Saúde é vacinar pelo menos 95% das crianças com até 5 anos de idade. Na primeira etapa da cam­pa­nha, que ocorreu em 16 de junho, o município superou a me­ta e chegou a quase 100% de a­de­são. Todas as crianças de­vem to­mar esta segunda dose por­que somente com ela fica garan­tida a cobertura vacinal contra a doença. Mesmo quem não foi ao Centro de Saúde na primeira fase deve ir agora. A imunização só se com­pleta tomando as duas do­ses da vacina.

A prevenção é o método mais seguro de controlar doen­ças. No caso da poliomielite a vacina é considerada pela Or­ga­nização Mundial de Saúde (OMS) como única arma capaz de viabilizar a erradicação glo­bal da doença.  Além da dose contra para­lisia, as crianças poderão rece­ber doses de vacinas que este­jam em atraso na caderneta, co­mo Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite B.

Caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e, em certos ca­sos, paralisia, a poliomielite deve ser imediatamente notificada pa­ra a vigilância epidemiológica da cidade. A vacina contra a pólio é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.