Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Festa em louvor à Santa Rita de Cássia.

Imagem: Procissão Histórica

13/05/2006

Tudo começou quando na fundação da vila de Vista Alegre do Alto, a Senhora Rita de Paula Eduardo (Dona Ritinha), residente na Fazenda Esperança, por ser muito devota de Santa Rita, fez a doação da imagem de Santa Rita de Cássia para a comunidade.

A Capela para a Santa foi construída em processo de mutirão, em área doada pelo proprietário de terras, Emílio Sandolth. A primeira festa em louvor à Santa Rita de Cássia aconteceu em 1925 e desde então é realizada, anualmente, de 13 a 22 de maio, tornando-se tradição regional.

Na época, a quermesse era iniciada com uma alvorada, a qual era realizada na casa da festeira que recebia toda a comunidade para o café da manhã oferecido por ela mesma, com a ajuda dos cozinheiros da festa.  A festeira também abria as portas de sua casa para recepcionar os cozinheiros durante todos os demais dias de festa e no dia 22, novamente, recebia a comunidade para a última alvorada.

A alvorada acontece até os dias de hoje (como é comum na abertura de festas populares) no primeiro dia da Festa em louvor à Santa Rita de Cássia, e consiste em uma caminhada pela cidade, ao despontar da manhã, acompanhada pela banda marcial, terminando com o café da manhã, ocasião em que são servidos bolos e chocolate quente para toda a população.

A tradição iniciada há 82 (oitenta e dois) anos mantém-se firme na cidade até o presente. Vale salientar que atualmente, devido ao crescimento de Vista Alegre do Alto, a alvorada acontece apenas no dia 13 de maio, no Barracão em que é realizada a parte social da Festa, sendo que o café da manhã é doado, com muito carinho, por toda a comunidade e organizado pela comissão.  Quanto ao encerramento, hoje temos a grandiosa Procissão Histórica da Vida de Santa Rita de Cássia. 

Esse evento - único no Brasil - que tem a participação de aproximadamente 300 (trezentos) moradores e conta a vida da Padroeira - do nascimento à santificação - procura recontar os principais momentos da vida da Santa e foi inspirado na mesma tradição realizada em Cascia, na Itália, tendo já atraído milhares de pessoas em quatro edições realizadas.

Outro fator de destaque é participação intensa da comunidade na novena e nas procissões realizadas durante o período de festa, sendo no primeiro domingo, em louvor a Nossa Senhora Aparecida e a São Nicolau de Flüe e no último dia, em louvor à Santa Rita de Cássia.