Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Horta orgânica fornece alimentos e cumpre função de projeto ambiental.

06/10/2009

Plantar, regar e colher. O ciclo natural respeitado, sem interferência de agrotóxicos e produtos para aumentar a produção. Além de atender a merenda escolar, o local tem a função de projeto ambiental para crianças e adolescentes da escola municipal de Vista Alegre do Alto. A horta orgânica ocupa uma área de cerca de 400 metros quadrados, em um terreno ao lado da Escola de Educação Complementar do Jardim Itália, e produz verduras utilizadas no preparo das refeições servidas nas escolas e creche do município. Almeirão, acelga, couves, alfaces, rúcula e temperos verde são algumas das opções.

Mostrar os benefícios da alimentação saudável e a conscientização ambiental. Essas também são algumas funções da horta orgânica. A nutricionista Carla Fiorin e a paisagista Maria Rita Silveira Bossolani cuidam da parte técnica da horta e desenvolveram o projeto desde o início, inclusive plantando os primeiros canteiros de verduras. Todo trabalho é supervisionado pelo secretário municipal Felipe Fiorani e o coordenador de Agricultura e Meio Ambiente, Ednei Borelli.

Carla ainda ministra as palestras com crianças da escola na horta. “Além da importância da alimentação e como são plantadas as verduras, ensinamos os alunos sobre o preparo e os cuidados com a horta. É uma oportunidade de interagirem com o meio ambiente”, explicou a nutricionista.

Segundo Carla, “os alunos do Centro de Educação Complementar, colaboram na remoção dos matinhos e aprendem a replantar as mudinhas, juntamente com o senhor Antonio Carlos Brunhara, responsável pelos os cuidados da horta”. Todo o sucesso desse projeto, tem como grandes incentivadores o prefeito Antônio Fiorani e a secretária municipal de Educação, Maria Rita Vieira Cunha.