Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Meio Ambiente mostra como anda os serviços de saneamento básico em Vista Alegre do Alto.

14/07/2021

A Coordenadoria de Meio Ambiente de Vista Alegre do Alto realizou com os vereadores Gilmar Cecato (presidente da Câmara), Antonio Staconi, Edilson Raimundo de Barros (Bobi) e Narciso Ramos Pereira uma visita ao sistema de abastecimento público de água, estação de tratamento de esgoto e ao aterro sanitário. Membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente também participaram da atividade que teve como objetivo mostrar tudo que é feito no setor.

Durante a visita, a assessora de Meio Ambiente Daiane Raimundo de Barros, juntamente com o estagiário Angelo Rossi, mostrou o processo de captação e tratamento da água, além do tratamento de esgoto. Os visitantes também conheceram todo o funcionamento do aterro sanitário e ainda receberam informações sobre o gerenciamento dos serviços, as obras que estão acontecendo na ETE e a implantação do novo aterro sanitário municipal, assegurando a correta destinação dos resíduos sólidos urbanos.

Um estudo elaborado pelos técnicos da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) indica que, em 2019, as 5,69 toneladas geradas diariamente no município foram dispostas em aterro avaliado como adequado - ou seja, que atende às especificações técnicas da companhia para descarte e manejo correto de cerca de 170 toneladas de lixo por mês. Essas informações constam no Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Urbanos elaborado anualmente pela Cetesb.

“A presença, principalmente dos vereadores é importante porque a aprovação dos projetos passa pela Câmara, então é importante eles saberem como funcionam”, explicou Daiane. Satisfeitos com o que viram, os parlamentares parabenizaram a administração municipal pelo trabalho desenvolvido com resultados exitosos.

Como presidente da Câmara Municipal, o vereador Gilmar Cecato enfatizou que o Poder Legislativo está à disposição para o que for necessário sempre pensando nas melhorias para o meio ambiente e população. Gilmar destacou ainda que a visita foi produtiva e eles puderam conhecer melhor como é feito o gerenciamento e a manutenção dos serviços de abastecimento de água, tratamento de esgoto e a destinação dos resíduos sólidos.

“O saneamento básico e o meio ambiente têm forte ligação e se relacionam em vários aspectos. Os serviços englobados no saneamento, como abastecimento de água tratada, coleta e tratamento de esgoto e recolhimento e destinação adequada do lixo, são essenciais para a prevenção de doenças e a preservação do meio ambiente”, disse.