Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Palestra sobre hipertensão em Vista Alegre.

13/04/2008

Visando esclarecer a comunidade, a Estratégia de Saúde da Família promoveu palestra educativa para os hipertensos do município

 

A Estratégia de Saúde da Fa­mília, realizou no último dia 13, um trabalho com hipertensos. A aula foi ministrada pelo Dr. Ge­ral­do Evandro Zocaratto. Na o­ca­sião, foram abordados as­sun­tos sobre hipertensão arterial sistêmica, como classificação dos diferentes níveis pres­sóri­cos, fatores de risco como ta­ba­gismo, obesidade, se­den­taris­mo, genética, altos níveis de co­lesterol ruim e triglicérides, es­tres­se, alcoolismo.

O médico também orientou sobre as conseqüências, por exemplo, morte por doenças car­diovasculares, problemas renais, entre outras. O Dr. Ge­raldo ainda falou da importância da realização do tratamento me­dicamentoso corretamente, a­do­tar hábitos de vida saudáveis, aprender a conviver bem com o pro­blema.

Entretanto, a conscien­ti­za­ção dos pacientes começou an­tes mesmo da aula acontecer, pois durante as visitas domi­cilia­res para o acompanhamento da pressão arterial, as auxiliares de enfermagem Eliana e Maria Eli­zângela orientaram e escla­re­ce­ram dúvidas quanto aos cui­da­dos com a hipertensão, ali­men­tação diária, prática de exercí­cios físicos (obviamente de a­cor­do com as pos­sibilidades físi­cas) e, prin­ci­palmente, a res­pon­­­sa­bili­dade de  seguir correta­mente o tra­tamen­to prescrito pe­lo mé­dico.