Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Prefeito assina convênio inédito para castração de animais em Vista Alegre.

13/06/2019

O prefeito Luís Fiorani as­sinou um convênio com a As­socia­ção Protetora dos Ani­mais de Monte Alto (Apama), para a castração de cães e ga­tos de fa­mí­lias de baixa renda. A en­ti­dade vai receber R$ 30 mil du­rante o ano para viabili­zar o atendimento. A parceria inédita no município é um pas­so im­portante no controle dos ani­mais de rua. Também es­­tão incluídos no programa de es­terilização os animais que se encontram em situação de aban­dono.

O prefeito destacou a im­por­­­tância da parceria para atender a comunidade e o avan­ço que o convênio vai pro­porcionar no bem-estar e pro­te­ção dos ani­mais. “Cuidar dos animais é pre­servar a saú­de das pessoas”, acrescentou Fiorani. Segundo a prefeitura, a medida visa con­trolar o cres­cimento popula­cio­nal dos ani­mais e, consequen­te­men­te, reduzir os casos de aban­dono e de maus tratos diag­nos­­­tica­dos, além de sensi­bi­­­lizar as pessoas para a posse res­pon­sá­vel.

Ter um animal de estima­ção contribui para aumentar a qualidade de vida, no entanto, uma população animal não controlada constitui alguns ris­cos como a propagação de doen­­ças, ameaçando a saúde pública. A castração também é indicada para a prevenção de doenças e não há nenhu­ma con­­se­quência maléfica pa­­ra o ani­mal que continua a ter vida normal.