Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Prefeito pleiteia verba para melhorias em ETE.

31/07/2009

Fiorani se reuniu com o superintendente do DAEE, Ubirajara Tannuri Félix, em São Paulo.

 

O prefeito Antonio Fiorani foi ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), em São Paulo, reivindicar recursos financeiros para a readequação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município. O projeto prevê uma série de melhorias, por exemplo, a implantação de escada de aeração e a construção de cerca de 1.400 metros de emissários, além da limpeza, desassoreamento e reforma das lagoas anaeróbia e facultativa, totalizando um investimento superior a R$ 510 mil.

A solicitação foi entregue diretamente ao superintendente do DAEE, Ubirajara Tannuri Félix, em audiência no último dia 29. A reunião foi agendada pelo assessor do projeto “Município Verde Azul”, Sebastião Santo Cacheta, que também participou do encontro juntamente com o assessor Felipe Fiorani e o vereador Arlindo Balsanelli. A administração municipal pleiteia verbas do programa “Água Limpa”.

Criado pelo Governo do Estado, em 2005, o programa tem como objetivo a implantação de obras nos sistemas de esgotamento sanitário de afluentes urbanos, em municípios com até 50 mil habitantes que não são atendidos pela Sabesp. Ubirajara encaminhou o projeto para a análise da área técnica e afirmou "vamos providenciar o enquadramento do município no programa Água Limpa”.

“Solicitamos verba para a execução de obras complementares na lagoa [de tratamento de esgoto] e apresentamos um moderno projeto para alguns ajustes que são importantes para a preservação do meio ambiente”, disse o prefeito. Fiorani acrescentou que o projeto finalizado recentemente possui inúmeras informações, plantas, memorial descritivo, parecer técnico e outros relatórios demonstrando a necessidade do investimento.

Embora não afastando a importância dos melhoramentos, o governo municipal mantém um rígido controle no funcionamento da ETE que opera em condições satisfatórias, segundo a Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb). Vista Alegre do Alto recebeu nota 9,7 no ICTEM 2009 (Indicador de Coleta e Tratabilidade de Esgoto do Município).

O indicador foi desenvolvido pela Cetesb para classificar o potencial de coleta e tratamento de esgotos urbanos gerados pelos municípios do Estado de São Paulo. Para se chegar ao índice de composição do ICTEM, são consideradas a coleta; a existência e eficiência do sistema de tratamento do esgoto coletado; a efetiva remoção da carga orgânica em relação à carga potencial; a destinação adequada de lodos e resíduos gerados no tratamento; e o atendimento aos padrões de qualidade do corpo receptor dos efluentes.