Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Prefeitura amplia benefício de bolsa de estudo a estudantes.

31/03/2022

O programa de distribuição de bolsas de estudo ajuda universitários a conquistar diplomas de ensino superior. 

Uma iniciativa do prefeito Luís Fiorani possibilitou estender o benefício da bolsa de estudo aos estudantes de ensino superior de Vista Alegre do Alto. Agora, independentemente do desconto obtido pelo aluno junto a instituição de ensino, ele poderá pleitear bolsa de estudo no valor máximo de 50% do saldo da mensalidade do curso.

Anteriormente, a bolsa de estudo de até 50% do valor da mensalidade levava em consideração os descontos conseguidos pelo bolsista junto a instituição. Ou seja, o aluno que eventualmente conseguisse desconto de 50% do valor da mensalidade junto a instituição não faria jus ao beneficio concedido pela prefeitura.

Com a nova regra, o programa amplia a dimensão do benefício ao desconsiderar eventuais descontos regulares oferecido pela instituição. Isso significa que o estudante que conseguir desconto no valor da mensalidade diretamente da instituição de ensino, o saldo do valor restante da mensalidade se aplicará o benefício da bolsa de estudo no limite de 50%.

As demais regras como requisitos e critérios para obter e, posteriormente, manter a bolsa continuam as mesmas. O benefício tem de ser renovado anualmente e pode financiar todos os anos de estudos do aluno. Este ano, o município disponibilizou orçamento de R$ 72 mil para as bolsas de estudo. O programa selecionou 22 estudantes em 2022.

Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Rita Vieira Cunha, a iniciativa colabora para diversos jovens ter acesso ao ensino superior e, por meio da educação, transformar suas vidas. “É muito importante o poder público realizar esse trabalho social, proporcionando a alunos de baixa renda a oportunidade de fazer um curso que suas famílias não têm condições de pagar”, completou.

Ela destacou ainda a sensibilidade do prefeito Luís Fiorani ao propor as mudanças visando promover o amplo acesso ao ensino superior, uma vez que a medida auxilia os alunos financeiramente e, ao mesmo tempo, incentivá-os a prosseguir com seus estudos.

Além disso, a prefeitura oferece transporte escolar gratuito aos alunos universitários. Segundo a Secretaria de Educação do município, cerca de 300 estudantes são beneficiados com transporte gratuito para Araraquara, Bebedouro, Catanduva, Jaboticabal, Monte Alto e Taquaritinga. Como a Bolsa de Estudo, esse programa é mantido com recursos próprios do município.