Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Prefeitura de Vista Alegre do Alto, Orienta População no dia D de combate a Dengue.

09/04/2007

Para marcar o Dia D de Combate à Dengue, a Prefeitura de Vista Alegre do Alto, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu diversas atividades para esclarecer a população e evitar o contato direto com o mosquito transmissor. Em parceria com a escola estadual “Professor Salvador Gogliano Júnior”, foram distribuídos materiais informativos sobre a doença durante passeata, no último dia 30. Nos dias 3 e 4 de abril, com apoio da Secretaria Municipal de Obras, foi realizado arrastão educativo em toda a cidade recolhendo grande quantidade de entulho.

Realizadas durante todo o ano, as ações de prevenção e controle de focos do vetor da doença são intensificados com a proximidade do verão, período de maior reprodução do mosquito da dengue. O setor de Vigilância Epidemiológica destacou como fundamental a vinculação da comunidade com o programa de prevenção, para multiplicar a vigilância e evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. “É um trabalho que necessita da colaboração das famílias em suas casas. Os agentes visitam as residências, orientam, mas cada um deve dar continuidade e permanecer em alerta”, afirmam os coordenadores.

Como se pega

A doença é contraída somente pela picada do mosquito Aedes Aegypti infectado com o vírus. Essa é a única maneira de pegar dengue, independente do tipo (dengue clássica ou hemorrágica). O mosquito precisa picar uma pessoa doente para pegar o vírus. Isso acontece quando a pessoa está no período de viremia, fase em que o vírus está no sangue, ou seja, em torno de dois dias antes a seis ou sete dias após o início dos sintomas. Após o período de incubação do vírus no mosquito (oito a 12 dias), ele começa a transmitir a doença ao picar uma pessoa sadia. Passado o período de incubação do vírus na pessoa, ela adoecerá. Esse período de incubação pode levar de três a 15 dias, mas, em média, dura de cinco a seis dias.

Dicas

- Deixe tampadas as caixas, poços, tonéis e outros depósitos de água.

- Não deixe água parada em pratos de plantas, coloque areia ou lave-os com escova duas vezes por semana.

- Esvazie garrafas e guarde sempre de boca para baixo e em local coberto.

- Limpe as calhas e laje de sua casa. Se tiver piscina, lembre-se de que a água deve estar sempre bem tratada.

- Não deixe pneus jogados a céu aberto. Eles podem acumular água da chuva, tornando-se um dos locais preferidos do mosquito da dengue.

- Lave os bebedouros de aves e de animais com uma escova ou bucha pelo menos duas vezes por semana e troque a água todos os dias.

- Jogue no lixo tudo o que possa acumular água, como copos descartáveis, tampinhas de garrafas, latas e outros. Não esqueça de furá-los ou amassá-los.

- Nunca jogue lixo em terrenos baldios. Observe no seu bairro se há terrenos com latas, pneus e recipientes plásticos e avise a Prefeitura.