Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Prefeitura de Vista Alegre faz parceria para castrar animais.

18/05/2018

A Prefeitura Municipal de Vista Alegre do Alto está desenvolvendo uma campanha para castração de cães e gatos que vivem ou foram ado­­­tados da rua. Esse serviço está sendo prestado em parceria com a Associa­ção Protetora dos Animais de Monte Alto (Apama) e tem como ob­je­tivo con­ter a procriação descon­tro­lada de animais. Mas há também ganho con­si­derável para a saúde dos animais, já que a castração pre­vine, princi­pal­mente nas fêmeas, tu­mores mamá­rios e problemas ute­ri­nos, além da eli­minação do cio e re­dução do risco de doenças conta­giosas. Para os ma­chos, a castra­ção também traz van­tagens, como a re­du­ção de incidên­cia de proble­mas na próstata e tumo­res testi­cu­lares.

Essa parceria foi intermediada pe­las voluntárias Fernanda Rossi e An­gélica Cumim, entusiastas da cau­sa animal na cidade. Elas explicam que a iniciativa é importante não so­mente pelo controle populacional e saúde dos animais, mas por ser uma ques­tão de saúde pública, que deve ser prio­rizada, já que diversas doen­ças po­dem ser transmitidas do ani­mal para o ser humano. O total apoio do prefeito Luís Fiorani à iniciativa tam­­bém foi destacado pelas volun­tá­rias. “Graças a ele [prefeito Fiorani] esse sonho está se tornando reali­dade”, disse Fernanda, referindo-se a ação inédita.

Ao todo, 30 animais passaram pe­la cirurgia de castração realiza­das na cidade em duas ocasiões pelo castramóvel, veículo adaptado e equi­pado com todos os materiais neces­sários para o procedimento ve­teriná­rio. Duas veterinárias e duas auxiliares trabalham na unidade mó­­vel. A meta é castrar ao menos 52 animais. So­mando esforços, ou­tras pessoas vo­luntárias e apaixona­das por animais cuidam do antes e do pós-operatório. Maus-tratos ou abandono de animais é consi­de­rado crime e pode resultar na pena de detenção de três meses a um ano e multa.