Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Programa Educação para o trabalho - Novas conexões criando o futuro.

10/03/2010

Foi na data de três de março, com a colaboração de toda a turma do Programa Educação para o Trabalho e a orientação da docente, Alessandra A. Santana Matheus, que a criatividade foi posta em prática.
Os alunos tiveram como atividade a criação de um “adolescente planetário”, que veio agregar ao grupo conhecimento sobre o ser biopsicossocial e suas necessidades.
Foi preciso a colaboração de todos para que o trabalho fosse elaborado, chegando, enfim, à ‘jovem’ Maria Alessandra Alegre, nome escolhido pelos mesmos, a fim de propagar uma analogia às Marias (mulheres brasileiras), à Alessandra (respeitada docente), e à Alegre (referente à cidade de Vista Alegre do Alto).
O processo de criação necessitou de criatividade e iniciativa para que a ‘jovem’ fosse construída, assim como a narração de sua história, na qual foram incluídas características pessoais de cada um dos alunos.
Através desse trabalho, foi possível destacar conceitos de saúde de forma ampliada, tais como: ter boa alimentação, praticar esportes, dormir bem, ser feliz, ter acesso à cultura, ao lazer, entre outros; e ainda estudar o processo do jovem em meio a sociedade na qual está inserido.
Indo mais além, no último dia oito, a ‘jovem’ passou a ser trabalhadora, envolvendo conhecimentos relativos ao mundo do trabalho, exigindo dos alunos argumentos para serem aplicados a esse quesito. Para tal, através de um debate organizado, palavras como confiança, conhecimento, atitude, responsabilidade, concentração, flexibilidade, simpatia, empreendedorismo, direitos e deveres foram mencionados.
Mas não só em relação à ‘jovenzinha’,  foram adaptadas tais características, uma vez que conhecer e entender cada um deles, aplica-se ao ótimo trabalho que vem sendo feito no decorrer das aulas, nas quais a capacidade de questionamento e argumentação vem sendo aperfeiçoada, e o conhecimento em torno da sociedade e sua forma de progressão vem se expandindo.
Criar o adolescente planetário foi uma forma de pôr no papel ideias, metas, objetivos, além de transcrever uma forma adequada e direta de se alcançar tais objetivos.
Ser um adolescente planetário nos mostra a importância de cada um de nós e quão grande pode ser a transformação causada quando nos unimos em prol do bem social.

 

Destaque também para o grupo de danças que apresentou seu talento.  Confira as fotos.
 
Grupo responsável pela publicidade do Programa.
Alana Gomez - 14 anos
Bruna Gil - 15 anos
Camila Debiaggi – 15 anos
Cleber Sardinha Pontes – 16 anos
Juliana Pinheiro – 14 anos
Rafaela C. de Mattos – 17 anos