Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Saúde promove palestra para diabéticos.

Imagem: Enfermeira Valéria Cristina Fingoli Bragadini

30/04/2008

A Estratégia de Saúde da Fa­mília de Vista Alegre do Alto re­a­lizou, no último dia 17, uma pa­lestra com diabéticos da ci­da­­de. Na aula ministrada pelo Dr. Geraldo Evandro Zoca­ratto fo­ram abordados assuntos sobre Dia­betes Mellitus, as dife­renças entre Diabetes tipo 1 e Dia­betes tipo 2 e os fatores de ris­co como obesidade, seden­ta­rismo, taba­gis­­­mo, streess, pres­são alta e he­­­­reditariedade. O mé­dico ain­da comen­tou so­bre a preco­ci­­da­­de que o diabe­tes está ocor­ren­do e suas con­se­qüências (a­ci­­dente vas­cular ce­re­bral - der­rame, infarto, ce­gueira, ampu­ta­ções, neuro­pa­tias, insufi­ci­ên­cia renal, derma­tites, úlce­ras que de­moram para ci­ca­tri­zar).

Vale ressaltar também a im­por­tância de uma boa adesão ao tratamento, já que é uma do­en­­ça que não tem cura e en­vol­ve três vertentes que se com­ple­tam: dieta, sem açúcar, car­bo­i­dra­tos e gorduras; atividade físi­ca, no mínimo quatro vezes por semana e tratamento medi­ca­men­toso, além do controle das taxas de colesterol ruim, tri­gli­cé­rides e melhora na taxa do co­les­terol bom. Depois de diag­nos­­ticada a doen­ça, o diabético deve reali­zar exames de rotina co­­mo gli­ce­mia de jejum, glice­mia pós-pran­dial, hemoglobina glicosi­lada, colesterol, troglicé­rides e urina I, entre outros.

A enfermeira da Estratégia de Saúde da Família, Valéria Cris­tina Fingoli Bragadini, orien­tou os clientes sobre cuidados com os pés, no que se diz res­pei­­to à hi­gi­ene e sensibilidade. “Uma pes­soa portadora de dia­be­tes, com taxas elevadas po­de a­pre­sentar a sensibilidade di­mi­nuída nas mãos e pés, fi­can­do mais suscetíveis à lesões, a­ca­r­retando em sérias com­pli­ca­ções devido à diminuição da per­fusão periférica, dificultando a cicatri­za­ção da lesão, ou ainda origi­nan­­do lesões maiores e de difícil tratamento, podendo levar à am­putação do membro lesio­na­do”, explicou a enfermeira. Ela ainda lembrou so­bre a im­portância da escolha dos sa­pa­tos que devem ser con­­for­tá­veis e que permitam boa hi­giene.

O trabalho em equipe foi fun­damental para que o grupo a­con­­­tecesse, uma vez que as au­xi­liares de enfermagem, Eliana e Maria Elizângela, realizaram a con­vo­ca­ção dos clientes e es­clare­ce­­ram algumas dúvidas antes mesmo da palestra acon­tecer, além dos testes rápidos de gli­ce­mia que são realizados nos do­micílios para controle das ta­xas de glicose e acom­panha­men­to dos tratamentos.