Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Secretaria Realiza Conferência da Saúde em Vista Alegre.

Imagem: Mesa composta pelas autoridades, da esquerda para a direita, Maria Rita Vieira Cunha, Rita Helena Lo

17/09/2007

Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Prefeitura de Vista Alegre do Alto, a 2ª Conferência Municipal realizada no último dia 14, discutiu o tema “Responsabilida­des do Gestor Municipal frente ao pacto pela Saúde, com a par­ti­­cipação da comunidade”.

O encontro aconteceu na Câmara Municipal e contou com a participação de diversas autoridades, entre elas, o prefeito Antonio Fiorani; o vice-prefeito Guilherme Salgado Gonçalves (que também é médico e diretor Clínico da unidade mista de saúde); a procuradora Jurídica, Drª. Marina Julião; gestora da Assistência Social, Rita Helena Rozani; secretária da Educação, Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Maria Rita Vieira Cunha, equipe do Programa Saúde da Família (PSF) e demais seguimentos da sociedade.

Foram debatidos diversos temas relacionados à saúde pública pelos palestrantes Dr. Guilherme Salgado Gonçalves, a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Elaine Lanfredi Lopes Nunes, Dr. Geraldo Evandro Zocaratto e, finalmente, a representante do Centro Odontológico, Atalita Martins. O evento ainda contou com a palestra da diretora técnica do Departamento Re­gio­nal de Saú­­de de Barretos, Léa Gori, que abordou o tema: “Sistema Único de Saúde (SUS) - Con­se­lho Muni­cipal de Saúde”.

Na ocasião, o prefeito Antonio Fiorani reiterou que a administração municipal se esforça para oferecer um atendimento de qualidade à população. O balanço dos serviços prestados pela unidade de saúde local indica que a área está recebendo atenção especial na gestão Antonio Fiorani. Em 2006, por exemplo, foi investido mais de R$ 2,5 milhões, o equivalente a 24,87% do orçamento do município. Nos primeiros oito meses deste ano, a prefeitura já destinou R$ 1,8 milhão (28,19%) para o setor. A legislação determina a aplicação mínima de 15% do total arrecadado pelo município.

Na conferência também foram escolhidos os novos membros do Conselho Municipal da Saúde para os próximos dois anos. São eles: Elaine Cristina dos Santos, Sueli Aparecida Aliberti Terço, Edimara Aparecida Castro Sirillo, José Carlos Cunha, Miriam Matiko Yaekashi Stelutti, enfermeira Elaine Lanfredi Lopes Nunes e Eliana Maria Raimundo.

Segundo o prefeito, a conferência foi muito produtiva, uma vez que assegura aos cidadãos a oportunidade de discutir de forma democrática, os problemas locais, pertinentes à saúde da população.