Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Um Novo Olhar Sobre a Educação.

Imagem: Novos Dirigentes da Undime, após eleição realizada em Barretos.

04/04/2007

A Educação é uma das bases para a formação do cidadão e é fundamental para a construção de seu futuro. Por isso, o setor educacional recebe atenção especial do prefeito Antonio Fiorani.

Em Vista Alegre do Alto várias ações foram implementadas, melhorando a qualidade do ensino no município. A Secretaria de Educação conta com total apoio para promover.


Presença no Fórum da Undime.

A secretária municipal de Educação, Esporte, Cultura, Turismo e Lazer de Vista Alegre do Alto, Maria Rita Vieira Cunha, acompanhada de sua secretária Alessandra Augusta Santana Matheus, participaram do XVI Fórum Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), realizado nos dias 27, 28 e 29, em Barretos, no Parque do Peão.

O evento destinado a dirigentes, supervisores, coordenadores e educadores em geral  reuniu um público de apro­xi­ma­da­mente 500 pessoas. “A nova realidade da Educação Bá­sica: Tendências e Perspec­ti­vas” foi o tema do encontro que ainda contou com a presença de im­por­tantes educadores.

As atividades, no dia 28, fo­ram encerradas com uma Festa do Peão de Boiadeiro realizada especialmente para o público do Fórum. A Secretaria Munici­pal de Educação, Esporte, Cul­tura, Turismo e Lazer de Vista A­­le­­gre do Alto parabeniza o se­cretário de Educação da cidade de Barretos, Reginaldo da Silva, pela receptividade e organi­za­ção do evento que foi imen­su­ravelmente importante para to­dos os participantes.

Curso de Formação Continuada.

Destinado a professores da rede municipal de ensino (in­cluin­do educação infantil e en­sino fundamental - ciclo I) o Cur­so de Formação Continuada, de­­­­nominado Pró-Letramento na área de Matemática, acontece todas as terças-feiras na escola municipal “Irineu Julião”, em Vis­ta Alegre do Alto. A formadora é Fa­bi­ana Gil, professora efetiva da rede.

Um dos objetivos é oferecer suporte pedagógico aos profes­so­res das séries iniciais do en­si­no fundamental para elevar a qualidade do ensino. Além dis­so, ele propõe situações que in­cen­tivem a reflexão e a cons­tru­ção do conhecimento como pro­­­cesso contínuo de formação do docente.

Outro aspecto ressaltado por meio do programa é o desen­vol­vimento de conhecimentos pa­ra a compreensão da mate­má­tica e da linguagem e seus pro­cessos de ensino e aprendi­za­gem, assim como a contri­bui­ção  para que se desenvolva nas escolas uma cultura de forma­ção continuada.

O Pró Letramento é uma par­­ceria entre o Ministério da Educação e universidades pú­bli­­cas e comunitárias que inte­gram a Rede Nacional de For­ma­ção Continuada. As univer­si­dades são responsáveis pelo desenvolvimento e produção de materiais para os cursos de formação e acompanhamento do professor tutor.

O trabalho é promovido gra­ças ao empenho da Secretaria Municipal de Educação, com o total apoio da Prefeitura de Vista Alegre do Alto (através do prefei­to Antonio Fiorani) que não me­de es­forços para oferecer aos a­lunos uma educação pública de qualidade.

Palestra Instrui Professores.

Os professores da rede mu­ni­cipal (que inclui educação in­fan­til e ensino fundamental) ti­ve­ram a oportunidade de assistir à palestra “Da oportunidade ao êxito: Mudar é complicado A­co­modar é perecer”, proferida pelo professor Dr. Mário Sérgio Cor­tella.

O evento,  promovido pela e­qui­pe André Maria, foi realizado no Cine Teatro Municipal de Ja­bo­ticabal, no dia 21 de março, pro­­porcionando uma impor­tan­te reflexão sobre a necessidade de adequação do ensino à agi­li­­dade da vida moderna pre­sen­te no século XXI.

Foram abordados os seguin­tes tópicos: 1) vento favorável me­­­lhor procurar do que aguar­dar; 2) audácia é a mesma coi­sa que aventura; 3) não se con­funda “novo” com mera “novi­da­de”; 4) mudar exige correr o risco do desequilíbrio momentâneo; e, 5) para além do óbvio: inovar é pre­ciso.

Os professores presentes no evento elogiaram a qualidade da palestra e parabenizaram a e­­­quipe André Maria pelo suces­so do evento. A participação dos professores vistalegrenses foi pa­­­trocinada pela Secretaria Mu­ni­cipal de Educação, com apoio da Prefeitura de Vista Alegre do Al­to.