Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Vacinação contra paralisia infantil acontece sábado.

16/06/2007

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a paralisia infantil será realizada no sábado, dia 16. Em Vista Alegre do Alto, o objetivo é imunizar crianças com até 5 anos de idade contra a doença. O atendimento acontecerá no Centro de Saúde da cidade que estará aberto para vacinação das 8 às 17 horas. A vacina é gratuita.

A prevenção é o método mais seguro de controlar doenças. No caso da poliomielite a vacina é a única arma. É importante lembrar que a vacinação contra paralisia infantil acontece em duas etapas: a primeira agora, em 16 de junho, e a segunda em agosto. As crianças precisam comparecer aos postos nas duas datas. A vacina contra a pólio é considerada pela Organização Mundial de Saúde como a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo.

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, enfermeira Elaine Lanfredi Lopes Nunes, não existe tratamento para a pólio, somente a vacina garante que a pessoa fique livre da doença. Mesmo quem já tomou a vacina deve tomar novamente. A coordenadora considera de grande importância à conscientização dos pais sobre a importância de vacinar seus filhos, uma vez que as “gotinhas” evitam as sérias complicações que podem ser geradas pela doença.

A enfermeira Elaine lembra aos pais e responsáveis que devem levar o cartão de vacinação da criança. “É importante que levem o cartão de vacinação das crianças, inclusive para a atualização de algumas doses que porventura estejam atrasadas”, acrescentou. No mesmo dia as crianças poderão receber, além da vacina contra a poliomielite, doses de vacinas que estejam em atraso na caderneta, como Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche) e Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola).