Vista Alegre agora conta com Posto do Cartório Eleitoral.

15/03/2019

Foi inaugurado neste dia 13 de março o Posto de Aten­di­mento do Cartório Eleitoral em Vista Alegre do Alto. A instalação do serviço foi possível devido a uma parceria entre a prefeitura local e a Justiça Eleitoral de Mon­te Alto, responsável pelo atendimento no município. A ad­mi­nis­tração municipal cedeu o espaço, mobiliário e duas fun­cio­nárias, já o Tribunal Regional Elei­toral (TRE) ficou respon­sá­vel pelos equipamentos como computadores.

A partir de agora a população não precisará mais se deslocar a Monte Alto em busca de servi­ços eleitorais. Vista Alegre sai na frente com esse avanço no aces­so à Justiça Eleitoral graças ao esforço do prefeito Luís Fiorani que demonstrou interesse pela iniciativa desde o primeiro mo­mento. Presente na solenidade de inauguração, o juiz eleitoral Dr. Gilson Miguel Gomes da Sil­va exaltou a força de vontade do chefe do Executivo para efetiva­ção da conquista em seu pro­nun­ciamento durante a ceri­mô­nia.

Em seu discurso, Fiorani rei­terou todo o empenho da admi­nis­tração municipal para a im­plan­tação do atendimento elei­toral no município e afirmou que o posto trará facilidades para a população. Segundo ele, o ob­jetivo da nova unidade é facilitar e agilizar a vida das pessoas que procuram pelo serviço. “Procu­ra­mos sempre nos empenhar ao máximo para prestar o me­lhor serviço para a população” frisou. De acordo com o TRE, o município conta atualmente com 5.474 eleitores.

Uma grande conquista

Para muitos, o posto veio em boa hora, uma vez que todos os eleitores domiciliados no mu­nicípio estão obrigados a fazer o cadastramento biométrico, in­clusive aqueles cujo voto é fa­cul­tativo (analfabetos, eleitores com idade entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos de ida­de), mas que queiram continuar a exercer o direito ao voto. Quem não fizer terá o título elei­toral cancelado e não consegui­rá votar nas eleições de 2020. O prazo termina dia 19 de de­zembro. Para fazer o cadastra­men­to biométrico, o eleitor deve apresentar documentação ofi­cial de identificação, compro­van­te de residência recente e tí­tulo eleitoral, se tiver.

O Posto de Atendimento Eleitoral em Vista Alegre já está funcionando no prédio do Ga­nha­tempo (que abriga também a unidade do Detran e o Banco do Povo Paulista) localizado na Rua Teutly Correa da Rocha, nº 352. O atendimento é feito de segunda a sexta das 12h às 18h. Estão disponíveis no local serviços como: emissão, revi­são e transferência de título elei­toral.

Sobre o evento

Durante o evento, houve a benção das novas instalações dada pelo padre Antônio Carlos Molena, pároco da cidade. Di­ver­sas auto­ridades locais tam­bém presti­gia­ram o momento, como o vice-prefeito Arlindo Bal­sa­nelli, a pri­meira-dama Zizi Vil­trini Fiorani, os vereadores Zé Ri­cardo Joani­ni, Zé Reis, Zezé Calderani Yae­kashi e Gilmar Ce­cato, secre­tários e servidores municipais.