Vista Alegre apresenta resultados positivos na segurança pública.

15/02/2020

Atuação integrada entre Prefeitura e Polícias Civil e Militar tem impactado na redução dos índices de criminalidade no município. 

A segurança pública é uma das prioridades do prefeito Luís Fiorani. A atuação integrada en­tre a prefeitura e as Polícias Civil e Militar para garantir proteção e bem-estar da população fez a diferença para reduzir os indica­dores de criminalidade no muni­cípio.

Dados oficiais apontam a que­da nas ocorrências de cri­mes no município no compa­rativo entre os números de 2019 - ano que as ações foram imple­mentadas - e 2018. No período, é possível constatar uma redu­ção de 60% em roubos e 33% em furtos de veículos, por exem­plo.

Em contrapartida, os índices de produtividade das corpora­ções policiais da cidade aumen­taram sensivelmente na compa­ra­ção de 2018 para 2019. Os números mais significativos são os de ocorrências de tráfico de entorpecentes (aumento de 150%); pessoas presas em fla­grante (aumento de 181%) e pri­sões efetuadas (aumento de 237%).

O resultado é atribuído ao es­for­ço feito pela gestão do prefeito Luís Fiorani que estrei­tou ainda mais a parceria com a Secretaria de Estado da Se­gurança Pública e conseguiu um comandante para o Grupa­mento da Polícia Militar e a im­plan­tação da atividade delega­da que possibilita que policiais militares desempenhem suas funções nos dias de folga (farda­dos e equipados), sen­do remu­ne­rados pela prefeitura. A ini­cia­tiva, pioneira em toda re­gião, per­mite que dois poli­ciais milita­res atuem oito horas por dia ao longo do mês, além de mais uma viatura.

Outra ação é a implantação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da ci­dade que, agora, com o novo con­­vênio firmado com a Secre­taria da Segurança Pú­blica es­ta­rão integradas ao Sis­tema De­tecta, visando o in­ter­câm­bio de informações e o com­­partilha­mento de imagens e dados de interesse da segu­rança pública.

O comandante da Guarda Municipal, Alessandro Cação Ribeiro, revelou a preocupação do prefeito com a manutenção da ordem pública e afirmou que as corporações estão atuando de maneira muito integrada. “O entrosamento entre as Polícias, Guarda Municipal e prefeitura tem propiciado um resultado mui­­to positivo”, frisou.