Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Vista Alegre assina convênios para Praça do Idoso e projeto de costura.

17/07/2010

O prefeito Antonio Fiorani es­teve no Fundo de Solida­rie­dade e Desenvolvimento So­cial e Cul­tural do Estado de São Paulo (Fussesp) para as­sina­tura de con­vênios para ins­talação da Praça de Exer­cí­cio do Idoso e o Programa Geração de Renda.

A Praça de Exercício do Ido­­so é composta de esta­ções com placas autoexpli­ca­tivas para a realização segura dos exercí­cios de prevenção que inclui es­tações ergomé­tri­cas para forta­le­cimento da mus­cu­latura, me­lho­ria do equi­lí­brio e da mo­bi­­lidade física. Os prin­cipais equi­pamentos insta­la­dos se­rão ram­pa, escada, rolo e ro­tor de pu­nho, pedais e barras pa­ra exer­cícios de sentar e le­van­­tar.

O convênio prevê a trans­fe­rência de recursos financeiros no valor de R$ 12 mil para que o mu­nicípio possa construir sua praça que deverá ser em área de fácil acesso ao idoso com me­tragem mínima de 150 m². O local indicado pela adminis­tra­ção municipal é o prolon­ga­mento da Rua Manoel Marques (ao lado do Centro de Hidro­te­ra­pia e Fisioterapia). “A praça é mais um incentivo para a melho­ria da qualidade de vida na ter­ceira idade”, disse o pre­feito.

A Praça de Exercícios do Idoso foi criada com o intuito principal de prevenir quedas, me­­lhorar equilíbrio e marcha, for­­talecimento de musculatura, melhoria dos movimentos e estí­mulo ao convívio social. O pro­jeto foi elaborado pela pre­si­den­te do fundo municipal Maria Le­o­­nil­des Veltrini Fiorani, a as­sis­­ten­te social Rita Helena Lo­pes Ro­zani e a secretária de ga­bi­­nete Anaí­se Cristina de Gran­de.

Já o Programa Geração de Renda assegura a via­bilização do novo projeto de capa­ci­ta­ção profissional em corte e costura em malharia industrial básica e lingerie. Serão repassados R$ 15 mil para aquisição de onze má­qui­nas de costura, mesas e ban­cos. O projeto foi deno­mi­nado “Costura em Ação”. O obje­ti­vo é ofe­recer alternativas para melho­ria da qualidade de vida das fa­mílias de baixa renda.

Segundo o prefeito, a as­sina­tura do convê­nio ajudará o mu­nicípio a de­sen­­volver um no­vo curso de ca­pa­citação para um grupo de mu­­­­­lheres, dando uma nova pers­­­­pectiva de sus­ten­to para suas famílias. “Além de oferecer qualificação, o cur­so tem o ob­je­­tivo de pro­por­­cio­nar oportuni­da­des de tra­ba­lho para as mu­lhe­res vis­ta-ale­gren­ses”, ressal­ta Fio­rani.

Desde 2008, somente o Fun­­­do Social já formou cerca de 100 pessoas e muitas já estão obtendo renda com a no­va pro­fissão. As alunas são quali­fi­ca­das para as ativida­des de con­fecção de cami­se­­tas, blusas, vestidos, cal­ças, saias e outras peças em máquinas de costura indus­trial, através do programa mu­nicipal de geração de ren­da, cus­teado exclusivamente com recursos mu­ni­cipais.