Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Vista Alegre busca selo de “Município Verde Azul”.

13/04/2017

Melhorar a colocação de Vis­ta Alegre do Alto no Ranking do Programa “Município Verde Azul” é um desafio da adminis­tra­ção do prefeito Luís Fiorani que quer conseguir novamente o selo, que já esteve em poder do município em 2009, na ges­tão do então prefeito Antonio Fio­­rani. Em 2016, a cidade ficou na 499ª posi­ção no ran­king am­bien­tal e registrou a se­gun­da pior colocação da his­tó­ria, atrás apenas do 527º lugar de 2015.

 O programa foi criado em 2007 pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente com o inova­dor propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valo­rização das ações ambientais nos municípios. Assim, o princi­pal objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras na elaboração e execução de suas políticas pú­blicas estratégicas para o de­sen­­volvimento sustentável do Es­tado de São Paulo.

A avaliação do município é realizada a partir de diretivas so­bre gestão da água, esgoto tra­tado, resíduos sólidos, arbori­za­ção urbana, estrutura e educa­ção ambiental, conselho am­bien­tal, município sustentável, solo, biodiversidade e qualidade do ar.

A assessora de Meio Ambi­ente, Daiane Barros, esteve em Mirassol para a capacitação das diretivas do Programa Muni­cípio Verde Azul - ciclo 2017, no último dia 5 de abril. No encon­tro, que contou com a presença do co­ordenador estadual do pro­gra­ma, José Walter Figuei­re­do Silva, foram explicados os re­qui­sitos a serem cumpridos pelas cidades para que rece­bam a cer­tificação de Município Verde Azul. 

Segundo a assessora, a par­ticipação ativa do município no programa é extremamente re­le­vante e o trabalho ambiental de­senvolvido e executado nas di­retivas refletirá não só na qua­lidade de vida da população, mas também na qualidade de gestão municipal.