Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Vista Alegre contemplada com programa de horta escolar.

14/12/2012

Vista Alegre do Alto é uma das 200 cidades brasileiras con­templadas com o projeto do governo federal “Educando com a Horta Escolar e a Gastro­no­mia. Já em relação ao Estado de São Paulo, Vista Alegre é um dos 12 municípios que terão o programa.

“O objetivo deste projeto é promover a educação alimentar e nutricional dos alunos utilizan­do as hortas escolares e a gas­tro­nomia como ferramenta e ei­xos geradores da prática peda­gó­gica, considerando a impor­tância da alimentação nutritiva, saudável, saborosa e ambiental­men­te sustentável”, explicou a nutricionista Carla Fiorin.

Ela juntamente com a dire­to­ra da escola municipal, Sônia Elizabete Nomura Pedrazzoli, e o então coordenador de Meio Am­biente, Edinei Borelli, partici­param das etapas de forma­ções realizadas na cidade de Pin­damonhangaba no segundo semestre deste ano. Posterior­men­te os tra­balhos foram apli­ca­dos com os alunos da escola “Irineu Julião” e logo após apre­sen­tados no último encontro de formação que aconteceu nos dias 29 e 30 de novembro.

 

Sobre o projeto:

O projeto Educando com a Horta Escolar (PEHE) teve seu embrião em 2004, em uma par­ceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvi­men­to da Educação (FNDE) e a Organização das Na­ções Unidas para a Agricul­tura e Ali­men­tação (FAO). Du­rante a vi­gência, aplicado em três edi­ções (2005, 2007 e 2008), teve como experiências-piloto três municípios brasi­lei­ros: Bagé (RS), Saubara (BA) e Santo An­tônio do Des­­co­berto (GO). Em 2012, o FNDE uniu-se a um no­­­vo par­cei­ro, o CET/UnB, para re­vi­sar a me­to­do­lo­gia e intro­du­zir um novo campo de co­nhe­­ci­­men­­­to: a gas­tro­nomia. Ago­ra seu foco é a gas­tro­no­mia co­mo ins­tru­men­to de va­lo­ri­za­ção dos in­gre­­di­en­tes e recei­tas re­gio­nais, das técni­cas culinárias de pre­pa­ro de ali­men­tos e da expe­riên­cia de sabores e aro­mas das re­feições pre­pa­radas para os alu­nos be­ne­ficia­dos no Pro­grama Na­cional de Ali­men­­tação Esco­lar (Pnae), do FNDE.