Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Vista Alegre contra o coronavírus.

15/04/2020

Ainda sem nenhum caso con­firmado, a Prefeitura de Vista Alegre do Alto, por meio da Se­cretaria Municipal da Saúde e demais secretarias parceiras na luta contra o coronavírus, já im­ple­mentou uma série de ações de cuidado para a população vista-alegrense e em enfren­ta­men­to da pandemia que aco­me­te todo o mundo.

Medidas protetivas

Entre as me­didas preventi­vas adotadas pela prefeitura contra o novo coro­na­ví­rus, está a suspensão por tem­po indeter­minado do atendi­men­to ao pú­blico no Paço Mu­ni­cipal, uni­da­de do Ganha Tem­­po que com­preende o Ban­co do Povo, De­tran e o Posto do Cartório Elei­to­ral. Au­las em es­co­las públicas continuam sus­pen­sas.

Foi recomendada ainda a sus­­pensão das atividades co­mer­ciais com potencial de aglo­meração de pessoas, com ex­ceção dos serviços considera­dos essenciais que podem ope­rar, com a condição de que ofe­reçam medidas protetivas con­tra a Covid-19.

Vacinação contra gripe

A Secretaria de Saúde criou estratégias para evitar aglome­ra­ções durante a campanha de vacinação contra a gripe. Os ido­sos receberam a vacina con­tra a gripe em domicílio. Tam­bém foi criado um posto de va­ci­nação volante na EMEI “Auré­lio Bettini” para evitar que o sis­te­ma de saúde fique so­brecar­regado e proteger a popu­la­ção. Caminhoneiros e motoristas de ônibus serão o próximo público alvo da campanha de vaci­na­ção contra a gripe. Esse novo grupo prioritário já vai poder se vacinar a partir de 16 de abril, segunda fase da campanha. Pro­fessor virá na terceira etapa.

Desinfecção da cidade

Mais uma medida importan­te da Prefeitura de Vista Alegre para impedir a chegada do vírus à cidade é o processo de desin­fec­ção de locais públicos de maior fluxo de pessoas e de maior vulnerabilidade ao Covid-19, principalmente do setor da Saúde. O governo municipal ain­da faz campanha para cons­cientizar a população a ficar em casa como forma de prevenção contra o novo coronavírus.

Produção de máscaras

Agora, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, Prefeitura e Secretaria da Saúde está fornecendo gratuitamente más­caras de tecido para todos os funcionários municipais e ido­sos acima de 60 anos. Os itens estão sendo con­fec­cio­nados pelas costureiras do pro­jeto “Cor­te e Costura”. Con­si­de­rado um importante equi­pa­men­to de proteção indivi­dual, esse tipo de máscara facial pode ser lavada e reutilizada.

Apoio psicológico

A Prefeitura, através da Se­cretaria Municipal de Saúde, juntamente com as psicólogas Raquel Murakami Rissi e Caro­lina Romano Motta, está dispo­ni­bilizando atendimento psico­ló­gico e aconselhamento gratui­to para o enfrentamento da Co­vid-19. A solicitação de aten­di­men­to pode ser feita pela popu­la­ção em geral, no entanto, a prio­­ridade é para profissionais da área da saúde. Os atendi­men­tos serão realizados online e serão destinados a questões emocionais ligadas ao momen­to atual.

Cuidando das pessoas

O prefeito Luís Fiorani afir­mou que a Prefeitura seguirá criando ações e medidas para proteger a população. “Estamos tomando todas as medidas ne­ces­sárias para salvar vidas, prin­cipalmente as mais vulnerá­veis”, disse. Ele admitiu que não gos­ta­ria de aplicar regras tão rí­gi­das, mas elas são estritamente necessárias ao bem-estar da po­pulação. Todas as ações estão alinhadas com o que preconiza o governo estadual e o Minis­tério da Saúde.

Prevenir é a solução

Sem vacinas ou medica­men­tos específicos, a preven­ção é a melhor maneira de evi­tar a con­taminação. A preven­ção con­tra a transmissão do no­vo coronavírus exige cuidados sim­ples no dia a dia, como a for­ma correta de lavar as mãos, es­pir­rar e tossir. Evitar aglomera­ções, reduzir a circulação e o con­tato físico também evita a prolifera­ção do vírus.