Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Vista Alegre do Alto participa do lançamento de programa para erradicação da miséria no Estado.

07/09/2011

Vista Alegre do Alto se fez pre­sente em São Paulo, no último dia 18 de agosto, participando do lançamento da Agenda da Fa­mília, um compromisso para er­radicação da extrema pobre­za em todo o Estado e garantia da mobilidade social das famí­lias paulistas. A gestora muni­ci­pal de Assistência Social, Rita Helena Lopes Rozani; a secre­tá­ria da Saúde, Camila Dalocio; e a coordenadora do Cras, Pa­trícia Bizari Dias Pereira foram as representantes do município no evento que o governador Ge­raldo Alckmin e a presidente da República, Dilma Rousseff as­sinaram o Pacto Brasil Sem Mi­séria e o termo de coopera­ção do cartão único Bolsa Fa­mí­lia/Renda Cidadã.

O Renda Cidadã, o atual pro­grama de transferência de ren­da do Governo do Estado, atende cerca de 161 mil famí­lias cuja renda mensal per capi­ta é de até meio salário mínimo, com um apoio financeiro de R$ 80. A parceria entre União e Es­ta­do proporcionará a transfe­rên­cia de renda por meio de um cartão único. Essa transferência irá complementar a renda fami­liar, garantindo uma renda mí­ni­ma de R$ 70 por pessoa, tiran­do-a da extrema pobreza. A Agen­da da Família será um com­pro­mis­so assumido por cada famí­lia com o Governo do Estado para efetivar a transferência de renda. Definirá as principais ne­cessidades da família, que de­verá empenhar-se para superá-las, por meio de educação, qua­li­ficação profissional, inclusão produtiva, saúde e convivência, fazendo, desta forma, com que cada família se torne corres­pon­sável pelo resultado de sua me­lhoria de vida.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvol­vimento Social, dará início ao pro­grama agora em setembro, mas a utilização do cartão único ocor­rerá a partir de 2012 nos 100 municípios paulistas de me­nor IDHM - Índice de Desen­vol­vimento Humano Municipal. Em 2013, o plano atingirá mais 458 municípios e, em 2014, comple­tará o ciclo.

Também participaram do lançamento do Plano Brasil sem Miséria na Região Sudeste o ex-presidente da República, Fer­nan­do Henrique Cardoso, e os go­vernadores: Renato Casa­gran­­de, do Espírito Santo; An­to­nio Anastasia, de Minas Ge­rais; Sérgio Cabral, do Rio de Ja­neiro.