Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Vista Alegre do Alto realiza mutirão de mamografia.

14/04/2008

Atendimento foi realizado em parceria com a Fundação Pio XII; mais de 140 exames foram realizados

 

A Estratégia de Saúde da Fa­mília de Vista Alegre do Alto (nova classificação do Ministério da Saúde para o Programa de Saú­de da Família), em parceria com o Hos­pital Pio XII de Barretos, rea­lizou um mutirão de mamo­gra­fia nos dias 10, 11 e 12 de mar­ço. Nos dias 10 e 11, os exa­mes fo­ram realizados das 8 às 16 ho­ras, e no dia 12, no horário das 14 às 20 horas, atendendo a­quelas mulheres que traba­lham durante o dia.

A campanha teve como pú­bli­co alvo mulheres de idade en­tre 40 e 69 anos que já reali­za­ram a mamografia há mais de dois anos e, principalmente, a­quelas que nunca realizaram o exame. No total, foram reali­za­dos 143 exames, dos quais 41 o­correram pela primeira vez, res­saltando que, entre estes úl­ti­mos, haviam mulheres de dife­ren­tes faixas etárias.

O cadastramento foi feito pe­las agentes comunitárias de saú­de que, desde o ano pas­sa­do, visitaram casa-a-casa para fazer o levantamento das mulhe­res que nunca realizaram o exa­me e daquelas que atin­gi­ram a idade mínima permitida pa­ra a realização do exame, na uni­da­de móvel do Departa­men­to de Pre­venção do Pio XII.

Apesar da Estratégia de Saú­­de da Família realizar a co­ber­tura de 50% da população do município, o cadastramento foi realizado em 100%  das muní­ci­­pes, incluindo a zona rural.

Em reconhecimento ao tra­ba­lho, o Departamento de Pre­venção do Pio XII forneceu um micro-system para ser sorteado entre as agentes, sendo pre­miada Edna Coghi.

“Além da realização efetiva dos exames, ainda foi realizado um amplo trabalho de esclare­ci­mentos e informações sobre o que é o câncer de mama e co­mo podem ser obtidos resul­tados positivos, se detectado pre­cocemente”, comenta a en­fer­meira Valéria Cristina Fíngoli Bragadini.

Aquelas mulheres que ti­nham dificuldade de se loco­mo­ve­rem até o local do exame fo­ram transportadas pela equipe e após o término do exame en­ca­minhadas para suas residên­cias. Antes tinham que se deslo­ca­rem até Bar­retos, o que ge­ra­va grande nú­me­ro de desis­tên­cias e a­ban­do­no no acom­pa­­nha­mento, assim como, aque­las mulheres com mama gran­de, após a ins­talação do mamó­grafo grande, a assistência tor­nou-se mais efetiva.

A iniciativa contou com a­poio da Secretaria Municipal de Saúde e da nutricionista Carla Fiorin e sua equipe, que organi­zou as refeições de todos os dias para as equipes do Pio XII e da Estratégia de Saúde da Fa­mília, evidenciando a importân­cia do trabalho em equipes mul­ti­profissionais.