Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Vista Alegre do Alto realiza sua 2ª Semana do Meio Ambiente com campanhas educativas.

08/07/2011

A Prefeitura de Vista Alegre do Alto, por meio da Coordena­do­ria de Agricultura e Meio Am­biente, realizou uma semana dedicada ao meio ambiente. Pro­movida entre os dias 1º a 10 de junho, a 2ª Semana do Meio Ambiente contou com di­ver­sas atividades ambientais. Para o secretário municipal Felipe Fiorani, a educação ambiental é o caminho para atingir resul­tados significativos, conscien­ti­zando as pessoas para preser­var o meio ambiente.

“Uma preocupação do pre­feito Antônio Fiorani é a quali­da­de de vida do município e a Semana do Meio Ambiente vem colaborar com isso. É uma for­ma de efetivar a participação da população na prática da educa­ção ambiental. Queremos dei­xar enraizada esta preocupação com o meio ambiente”, declara. O Dia Mundial do Meio Am­biente é celebrado no dia 5 de junho e chama a atenção para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.

Em Vista Alegre do Alto, foram quatro palestras voltadas à área am­biental que tiveram a pre­sen­ça dos alunos da escola es­ta­dual “Professor Salvador Goglia­no Júnior”. A qualidade da água; a importância dos ani­mais pe­ço­nhentos para o equilí­brio eco­­lógico; mata ciliar: ca­racte­rísticas e implantação; e, meio ambiente com a participa­ção es­pecial da Polícia Ambien­tal de Barretos, foram os princi­pais temas abordados na pro­gra­mação.

Também ocorreram o plan­tio de mudas de árvores nativas em áreas de preservação do mu­nicípio e a participação dos alu­nos da escola municipal “Iri­neu Julião” em palestras, plantio e visita a nascente, atividades realizadas na Usina Nardini. Ain­da fez parte do evento uma visita técnica ao pólo da Agência Pau­lista de Tecnologia dos Agro­ne­gócios (antiga Estação Ex­pe­rimental), de Pindorama.

Outra iniciativa [que acabou sendo um grande sucesso] foi a gincana ecológica de coleta de garrafas pet. As classes vence­do­ras ganharam prêmios, co­mo uma viagem para o Shop­ping Ribeirão e todo o material foi destinado a reciclagem.

O trabalho foi organizado pe­las estagiárias da Coorde­na­do­ria de Agricultura e Meio Am­biente, Anna Carolina Peruquetti e Daiane Barros. Elas tiveram o apoio da Prefeitura Municipal.

 

Alunos participam de gincana ecológica de coleta de garrafas pet.

 

Consciência ecológica se aprende desde criança sendo preciso despertá-la em cada ci­dadão. Com esse propósito, a Co­­ordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente, órgão ligado a Prefeitura de Vista Alegre do Alto, promoveu no município uma gin­­cana ecológica de coleta de garrafas pet, com envolvimento e participação da escola “Irineu Julião”. Além de promover a cons­cientização ambiental, a iniciativa contribui efetivamente com a diminuição dos criadou­ros de dengue.

No final foram recolhidos 875 kg de garrafas plásticas de refrigerante. Todo material cole­tado será destinado ao projeto de reciclagem. A turma vence­dora foi o 5º ano A e, como prê­mio, os alunos desfrutarão de um passeio ao Ribeirão Shop­ping. A classe do 5º ano C, que ficou em segundo lugar, ganhou uma visita a uma casa cons­truí­da de garrafas pet. Os demais parti­ci­pantes foram contem­pla­dos com brindes.