Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Vista Alegre é pioneira na prevenção do câncer de pele.

11/05/2011

“A prevenção é o melhor re­médio”. Com este princípio, a Pre­feitura de Vista Alegre do Alto investe num projeto iné­di­to de prevenção do câncer de pele. Os profissionais da Se­cretaria Mu­nicipal de Saú­de receberam treinamento pa­ra detecção pre­co­ce da do­en­ça. A iniciativa pos­sibi­lita um atendimento aperfei­çoa­do à população.

Dentre as vantagens des­ta­ca­das pela secretária Ca­mi­la Dalócio está a maior co­mo­di­da­de para os pacientes que são encaminhados para o Hospital de Câncer de Bar­retos somente em caso da necessidade de tra­ta­mento. A con­sulta e os primei­ros pro­ce­dimentos são realiza­dos na própria unidade de saú­de do município.

“Se uma lesão na pele de­mo­rar mais de duas semanas para cicatrizar ou permanecer sangrando, procure um médi­co”. Essa é a principal orien­tação dos especialistas. Dos tumores existentes, o cân­cer da pele é o mais fre­quente. Muitos deles po­de­riam ser evi­tados se medidas de pre­ven­ção fossem apli­cadas a tem­po. Quando de­tectado pre­cocemente este tipo de câncer apresenta altos per­cen­­tuais de cura.

Mesmo com o pionei­ris­mo na área do câncer de pe­le, o mu­nicípio continua re­ce­bendo a visita da unidade mó­vel da Fun­dação Pio XII para realização de exames pre­ven­tivos do câncer do colo do úte­ro, mama, próstata e pele. “A presença da unidade é sem­pre importante para aque­las pessoas que precisam fazer esses exames, pois possibilita o diagnóstico precoce de lesões cancerosas”, afirma Camila.