Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Vista Alegre é pré-certificada no Programa Município Verde Azul.

12/06/2017

Com intenso trabalho da administração municipal, Vista Alegre do Alto obteve a pré-cer­tificação no Programa Municí­pio Verde Azul. A cidade al­can­çou 38,57 pontos na primeira avaliação - são três no total, e a cidade precisa somar 80 pontos para a certificação defi­nitiva. As próximas avaliações serão em setembro e dezem­bro, o que aumenta a oportu­ni­dade da cidade melhorar seu desempenho nas práticas ambientais.

O anúncio dos 113 muni­cípios classificados (de um total de 606 inscritos) foi feito durante o 1° Encontro Esta­dual de Pré-Certificação do programa, realizado na cidade de Mogi das Cruzes, no último dia 8 de junho. O evento contou com as participações do pre­feito Luís Fiorani, do secretário municipal Felipe Fiorani e da as­sessora de Meio Ambiente, Daiane Barros.

Este resultado revela avan­ços na gestão ambiental do mu­nicípio. Para se ter ideia da me­lhoria, a pontuação obtida na primeira avaliação é maior que as notas finais alcançadas nos últimos dois anos (11,51 em 2015 e 8,93 em 2016). No ano pas­sado, aliás, a cidade ficou na 509ª posição no ranking am­biental e registrou a segunda pior colocação da história, atrás apenas do 527º lugar de 2015.

O objetivo da administração do prefeito Luís Fiorani é conti­nuar trabalhando para que o mu­nicípio obtenha o Certificado de Município Verde Azul. A única vez em que Vista Ale­gre conquis­tou o prêmio foi na edição de 2009, na gestão do então pre­feito Antonio Fiorani.

O programa tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão am­biental com a descentra­li­za­ção e va­lo­rização da agenda am­bien­tal nos municípios. A partici­pa­ção no programa tam­bém é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (Fe­cop).

“É um orgulho enorme es­sa conquista, no entanto, te­mos muito trabalho pela frente e problemas a enfrentar, mas é um grande começo. Esta­mos imensamente felizes”, co­memorou o prefeito. Entre as ações implementadas no mu­ni­cípio e que possibilitaram avanços na área ambiental es­tão a construção do novo ater­ro sanitário e melhorias na es­tação de tratamento de es­goto.