Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Vista Alegre encerra com sucesso mais uma Copa Regional das categorias de base.

12/07/2011

Equipes mirim e infantil de Vista Alegre conquistam títulos da competição promovida pela Comissão Municipal de Esportes

 

Foi encerrada, no último dia 9 de julho, a 2ª Copa Regional de Futebol de Vista Alegre do Alto. Realizada com grande su­cesso pela Comissão Municipal de Esportes, o campeonato con­tou com a supervisão da Associação de Árbitros de Monte Alto e o apoio da Prefeitura de Vis­ta Alegre do Alto. As categorias menores do município estive­ram em campo pelas finais da com­petição, no Estádio Muni­cipal da cidade.

O mirim enfrentou o Monte Azul Paulista e ven­ceu por 2 a 0, com gols do meia Danilo. Va­len­te e disposta a levantar a ta­ça, a equipe vista-alegren­se, co­mandada pelo professor Mil­ton Ribeiro, soube neutralizar as jogadas de ataque do adver­sá­rio e ganhou com estilo. O piran­gien­se Willian Martins levou o troféu de artilheiro. Ele marcou qua­tro gols em cinco jogos. Gui­lherme Nogueira (Monte Azul) foi o goleiro menos vazado.

Já o infantil teve mais dificul­da­de, mas con­quistou o bicam­peo­nato invicto com quatro vitórias e dois empates. Foi um jogo equilibrado contra Taia­çu, as duas agremiações lutaram até os mi­nu­tos finais pelo título do certame no tempo nor­mal, mas como ele não veio, a de­ci­são foi para as penalidades má­ximas, aumentando a adrena­li­na entre jogadores, dirigentes e torcedores.

Antes do término da partida, o técnico Milton fez uma subs­tituição ousada, tirando o goleiro Jonathan Henrique que não ha­via sofrido nenhum gol em todo campeonato para colocar Aurélio. Ele defendeu dois pênaltis e garan­tiu o triunfo em 2011 para Vista Alegre do Alto. A garotada come­mo­rou o título com muita festa.

Na categoria pré-mirim, Fer­nando Prestes perdeu para o União (de Monte Alto) e ficou com o segundo lugar. A decisão também foi para os pênaltis de­pois do empate em 1 a 1 no tem­po nor­­­­mal. Após conquistar a vaga para final contra Vista Ale­gre do Alto nas cobranças de pe­nalidades, o time de Fernando Prestes provou do próprio vene­no. Pior, viu a taça da Copa Re­gio­nal escapulir com a derrota por 4x3. O União abocanhou o tí­tulo.

A partida ainda teve um duelo a parte. Do lado fernando-pres­tense o goleiro menos vaza­do da competição Wanderlei Gabriel (apenas um gol sofrido em seis jogos) e, do outro, o arti­lheiro Alex Vi­nícius que marcou seis vezes no campeonato. Ele foi o autor do gol de empate da representação monte-altense. Fernando Prestes abriu o placar com Diego no início do segun­do tempo.

A competição - Voltada para as categorias de base, a “copinha” foi disputada por nove cida­des. Além dos anfitriões, também participaram represen­tan­tes de Fernando Prestes, Pirangi, Taiú­va, Taiaçu, Cândi­do Rodrigues, Monte Alto, Monte Azul Paulista e Santa Adélia. As equipes de futebol de Vista Ale­gre sagraram-se campeãs nas categorias mirim e infantil, tendo disputado o título com Monte Azul e Taiaçu, respectivamente.

Segundo o treinador Milton Ribeiro, as equi­pes tiveram um desempenho exemplar. O pré-mirim (formado por garotos menores de 12 anos) também fez boa campanha ao longo do cam­peo­nato e por pouco não foi para a final. O ti­me aca­bou eliminado nos pênaltis na se­mifinal. Em sua opinião, o título premia o trabalho realizado na escolinha de futebol.

Para o coordenador de Es­portes, Flávio Fer­rei­ra, a compe­tição coroou a habilidade dos jo­vens atletas. Ele agradeceu e destacou o esforço da adminis­tração municipal por incentivar a prá­tica esportiva. “Mais uma vez, com o apoio do nos­so pre­feito Antonio Fiorani e a dedica­ção dos nossos atletas e pro­fes­sores, esse evento foi um suces­so”, ressalta o coordenador.

O prefeito Antonio Fiorani, que assistiu aos jo­gos da final, parabenizou os jovens atletas e a comissão técnica. “Vencer um campeonato, além de demons­trar que se dedicaram e trei­na­ram o suficiente, significa a consagração do trabalho bem feito”. Fiorani também elogiou o evento. “Mui­to importante ter­mos um evento como esse. Isso mos­tra que estamos no rumo certo”, comenta.

Homenagem - Este ano, a Comissão Muni­ci­pal de Espor­tes homenageou um de seus ex-integrantes. O homena­gea­do Júlio Antônio Sque­bola, que emprestou seu nome a Copa Regional de Futebol Menor, foi prestigiar as finais.

Ele enal­teceu não só a realização do evento, como o tra­ba­lho dirigido em prol do esporte. “Eu só posso ficar feliz e agradecido”, disse. Júlio Sque­bola foi membro da Comissão Municipal de Es­portes entre os anos de 1993 e 1996, na gestão do prefeito João Motta.

Júlio Squebola afirmou ainda que se sente alegre por ter pessoas bastante interessadas e empenhadas pelo esporte, lembrando os nomes do prefeito Antonio Fiorani e do coordenador Flá­vio Ferreira.

O treinador - “Isso tudo é mérito de todos os atletas que participaram da competição. Juntos formamos uma equipe e, unidos, mais uma vez nos tornamos campeões”, observou o professor Milton Ribeiro em clima de festa e muita alegria. Segundo ele, todos os atletas do elenco, inde­pendente de serem titulares ou não foram de ex­trema importância para conquistar o título.

O treinador explicou sua opção pelo goleiro Aurélio que estava na reserva até os minutos finais da partida. “Nós vínhamos trabalhando bastante e, em um treino antes da semifinal, disse ao atleta para que ficasse preparado, pois se os jogos de­ci­sivos terminassem em cobranças de pê­naltis ele entraria para defender o time”, revelou o trei­nador con­fiante no seu atleta.

Ele confidenciou que quando o jogo se ca­mi­nhava para os instantes finais teve a certeza de que era a hora de colocar o goleiro Aurélio em cam­po. “Sabia que ele estava preparado para reali­zar as defesas”, conta o treinador. “Graças a Deus tivemos nosso trabalho recompensado e o garoto se consagrou defendendo dois pênaltis”, comenta Milton, lem­brando a frase “Deus ajuda quem trabalha”, di­versas vezes repetida pelo co­lega de trabalho Eri­neu Caom.