Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Vista Alegre entre as 100 melhores cidades do país.

22/04/2008

Estudo divulgado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) classifica Vista Alegre do Alto como 78ª cidade do Brasil e a 32ª no Estado de São Paulo em avaliação fiscal, social e de gestão

 

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) apontou Vista Alegre do Alto como a 78ª me­lhor cidade do país e a 32ª do Estado de São Paulo nas áreas fiscal, so­cial e de gestão. Divulgado re­centemente, o Índice de Res­pon­­sa­bi­li­dade Fiscal e Social (IRFS), elaborado com base em dados de 2006, considera 16 in­dicadores, como os gastos da ad­ministração pública com pes­­­­soal, educação e saúde, en­di­vidamento, mor­talidade in­fan­til, taxa de aban­do­no escolar e média de con­sultas médicas. Em resumo, o ín­dice procura ve­rificar o equi­líbrio entre receita e gastos e os resultados obtidos na melhoria dos serviços públi­cos.

Numa escala de 0 a 1 (de pior a melhor), Vista Alegre do Alto atingiu 0,593, sendo que a maior nota foi 0,664 da cidade de Orin­diúva. A média nacional, segun­do a pesquisa, é de 0,501. To­man­do-se unicamente o quesi­to social, Vista Alegre ob­tém 0,639. O levantamento ava­liou o desempenho de 4.164 mu­­nicípios brasileiros que tive­ram seus balanços orçamen­tá­rios disponibilizados pela Secre­ta­ria do Tesouro Nacional. De acordo com o IRFS, o município evoluiu nos últimos anos melhorando o índice que, em 2004, era de 0,529.

O prefeito Antonio Fiorani foi parabenizado pela Associação Paulista de Municípios (APM) pela posição de destaque no levantamento. Na carta, o presidente Marcos Monti ressalta, “a boa administração e a aplicação dos recursos municipais resulta no excelente trabalho desenvolvido na área social”. Fiorani conta que recebeu a informação com entusiasmo. “Nosso compromisso é gerenciar o dinheiro público com responsabilidade, aplicando, corretamente, os recursos nas áreas básicas do município", salienta o prefeito.

Em sua opinião, o índice mostra que Vista Alegre do Alto está no caminho certo, é um município próspero e que este resultado é fruto de uma boa administração. “Trabalhamos com determinação e zelo e, se necessário, 24 horas nas áreas da saúde, educação e assistência social que são essenciais em cidades de pequeno porte", completa.