Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Vista Alegre forma brigada contra incêndios.

18/12/2008

A Prefeitura de Vista Alegre do Alto realizou, no último dia 6, o Treinamento de Combate a In­cên­dio para funcionários de to­dos os setores da adminis­tra­ção municipal. O evento fez par­te da Brigada de Incêndio Mu­ni­cipal, o mais novo projeto apro­va­do pe­lo prefeito Antonio Fio­ra­ni que traz de forma inovadora mais uma prestação de serviço para a comunidade vistale­gren­se. Além dos brigadistas que in­te­gram a brigada, foram treina­dos funcionários de cada depar­ta­mento da prefeitura, como es­colas, centro de saúde, almoxa­ri­fado, creche, centros de tera­pias e funcionários da adminis­tra­ção para que estes estejam aptos a combater princípios de in­cêndio em seus locais de trabalho. A Brigada de Incêndio Muni­ci­pal tem como objetivo com­­ba­ter qualquer tipo de in­cêndio de residências e de em­presas do mu­­ni­cípio. A brigada será for­ma­da pelos funcionários da Pre­fei­tura, na qual cada bri­ga­dista exer­­cerá um papel es­pecífico no caso de algum in­cên­dio.

No entanto, o governo mu­ni­ci­pal esclarece que a brigada não substitui o Corpo de Bom­bei­ros, mas sim atuará de forma auxiliar e preventiva evitando prin­cípios de incêndio, im­pe­din­do a sua propagação, preser­van­do assim bens materiais e até sal­vando vidas. Ressalta que a res­ponsabilidade em casos de sinistro, em Vista Alegre do Alto, con­­tinua sendo do Corpo de Bom­­­beiros de Bebedouro.

A iniciativa compreende ain­da um tra­ba­lho de prevenção jun­to às em­presas de Vista Ale­gre do Alto, onde a Prefeitura es­ta­rá distri­buin­­do normas de pro­ce­di­men­to para evitar sinistros, objetivan­do a conscientização de todos. A divulgação desse ser­viço será feita em todos os estabele­ci­men­tos comerciais do municí­pio, contendo os tele­fones úteis, além de um fluxo­gra­ma de comunicação interno que fará parte do procedimento ope­racional da própria brigada. O ponto estratégico para a popu­la­ção comunicar em caso de si­nistro será o Centro de Saúde, de­vido seu funcionamento ser de 24 horas, juntamente com o Al­mo­xarifado.

A estrutura da brigada dispõe de um caminhão “pipa” com equi­­pamentos específicos para jatear água de maneira satisfa­tó­ria que possa conter incêndios de proporções pequenas e mé­dias, e auxiliar o Corpo de Bom­bei­ros em outros de maior pro­por­ção. O Centro de Saúde den­tre seus brigadistas disponibi­li­za­rá ambulância e enfermeiro para o local do sinistro em caso da existência de vítimas, pres­tan­do os primeiros socorros e, con­secutivamente, encami­nhan­­­­do para atendimento hos­pi­talar.

A Prefeitura de Vis­ta Alegre do Alto, desde julho deste ano con­­tratou a empresa de con­sul­toria e assessoria em se­gurança no trabalho Borduqui & Gadini Ltda, que além de montar a Bri­ga­da de Incêndio Muni­ci­pal, vem desenvolvendo traba­lhos preventivos em relação à se­gu­ran­ça nas atividades de seus fun­cionários; iniciando traba­lhos de regularização dos pré­dios municipais juntos ao Corpo de Bombeiros de Bebe­dou­ro e demais projetos de se­gu­rança para o respectivo órgão público.

Com a finalidade de zelar pe­­los interesses da população, o prefeito Fiorani oferece mais um serviço de utilidade pública pioneiro na região e parale­la­men­te agrega a segurança do trabalho internamente aos seus funcionários. Em caso de incên­dio ou mesmo suspeita deverá a população vistalegrense ligar para os telefones a seguir, infor­man­do a localidade exata do in­cêndio. Fones 192 - Posto de Saú­­de; 3287-1214 - Posto de Saú­de; 3287-1524 -  Almoxa­ri­fa­do; e, 3277-8300 - Prefeitura Mu­nicipal.