Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Vista Alegre inaugura biblioteca pública.

30/03/2008

Além de livros, o espaço cultural conta com uma sala de inclusão digital; os computadores estão à disposição da comunidade para pesquisas e estudos

 

Numa solenidade marcante e com grande presença de pú­bli­co, a Prefeitura de Vista Alegre do Alto inaugurou no último dia 25 de março a Biblioteca Muni­ci­pal. A unidade faz parte das con­­quis­tas para cultura local e sua finalidade é contribuir ati­va­men­­te para a educação colo­can­do à disposição dos profes­sores, alu­nos e demais interes­sados da comunidade em geral o ma­te­rial necessário para o en­ri­que­ci­mento cultural.

A administração municipal faz um investimento significativo em favor da cultura dos habi­tan­tes. Eles irão usufruir de um acer­­vo com cerca de 2.800 tí­tu­los, num espaço com cadeiras e me­­sas, ar-condicionado e com toda a ilumi­nação adequa­da para uma boa leitura. O local tam­bém dispõe de uma estru­tu­ra com computadores desti­na­da à inclusão digital. O horário de atendimento será em período integral, das 8 às 17 horas.

“Tenho orgulho em fazer par­te desta conquista, nos dias de hoje é cada vez mais importante adquirir conhecimento e, aqui es­ta oportunidade fica mais cla­ra e fácil”, ressaltou o prefeito An­tonio Fiorani. Em sua opinião, o mundo está em constante trans­formação tecnológica e a Prefei­tura contribui para elevar ainda mais o conhecimento dos mora­do­res e alunos de Vista Ale­gre do Alto.

Fiorani destacou o empe­nho da equipe de governo na conquista deste espaço cultural que certamente ficará para sem­pre na história da cidade. “Esta biblioteca vai colocar cri­an­ças, jovens e adultos do muni­cí­pio em contato com o mundo e ga­ran­tir consistência a qual­quer projeto educacional”, fina­lizou o prefeito. O nome da bi­blioteca é uma homenagem ao escritor Joa­quim Maria Ma­cha­do de Assis, considerado um dos mais importantes nomes da li­teratura brasileira.

A secretária municipal de Educação, Esporte, Cultura, Tu­rismo e Lazer, Maria Rita Vieira Cunha, reiterou a importância da biblioteca para melhoria da qualidade do ensino, auxiliando os estudantes desde a pré-es­cola até os universitários. “A im­por­tância da biblioteca não es­tá somente em subsidiar pes­qui­sas, mas incentivar a leitura”, sa­lientou. Ela lembrou que “através da lei­tura viajamos no mundo da fan­tasia, da história, da ciência e da re­li­gião”.

Maria Rita ainda acres­cen­tou que esta iniciativa assegura que todos os vistalegrenses têm um amplo acervo ao seu al­can­ce. “Nossos educadores são árduos incentivadores da leitura e os nossos alunos, por sua vez, são assíduos freqüentadores da biblioteca”, completou. A Secre­ta­ria entregou ao prefeito Antonio Fiorani uma placa em agrade­ci­mento ao trabalho desenvol­vi­do, especialmente na área de educação e cultura.

O presidente da Câmara Mu­­nicipal, Luís Antonio Fiorani, iniciou seu discurso na sole­ni­dade dizendo estar “duplamente orgulhoso e honrado”. Um dos  motivos é “fazer parte desta bri­lhan­te administração” e, o outro, é representar o escritor vistale­gren­se Silvio Fiorani, vencedor do Prêmio Machado de Assis, da Biblioteca Nacional, com o ro­man­ce “Investigação sobre Ariel”. Para Luís Fiorani, esse dia [o da inauguração da biblioteca pública] ficará na história da ci­da­de.

Também estiveram presen­tes na solenidade de inaugu­ra­ção o coordenador do Progra­ma “São Paulo, um Estado de lei­tores”, José Luiz Goldfarb; as­ses­sora de Gabinete da Se­cre­taria de Estado da Cultura, Adria­na Cybele Ferrari; o vice-pre­feito Guilherme Salgado Gon­çal­ves; os vereadores Ulisses Francisco Bettini e José Roberto Russino, além de re­pre­sentan­tes do exe­cu­ti­vo municipal, edu­ca­dores e munícipes em geral.

Para implantação da biblio­teca municipal (com uma loca­li­zação privilegiada) foram re­ma­­ne­ja­dos os sanitários públi­cos que cede­ram espaço à edu­cação e cultura.