Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Vista Alegre lança projeto Leitura na Praça.

01/10/2021

Pensando em deixar a leitura cada vez mais próxima e acessível à comunidade, a Prefeitura de Vista Alegre do Alto, por meio da Secretaria Municipal de Educação e do Fundo Social de Solidariedade, criou o projeto Leitura na Praça, direcionado ao público infantojuvenil.

Através do projeto, livros infantojuvenis estarão disponíveis na Praça dos Italianos, também conhecida como “Praça do Nardini”, para despertar o interesse das crianças pela leitura. Os livros são colocados numa “casinha”, instalada num dos quiosques da praça, para que as crianças visitantes possam fazer suas leituras ou então que os pais e acompanhantes leiam para elas.

 

Segundo a secretária de Educação, Maria Rita Vieira Cunha, o projeto nasceu da necessidade de incentivar a leitura desde cedo. Para a primeira-dama Zizi Viltrini Fiorani, é uma importante ação para promover o desenvolvimento infantil, formar vínculos e aprimorar as habilidades de comunicação.

 

De acordo com especialistas, a leitura é um dos principais estímulos para o desenvolvimento da criança. Além de auxiliar o processo de aquisição da linguagem, amplia o vínculo afetivo entre pais e filhos e fortalece a estrutura psíquica e emocional da criança - possibilitando a constituição de um vínculo seguro para a autonomia e relacionamento social.

 

Outros benefícios da leitura são desenvolvimento da atenção, memória e raciocínio; melhoria da concentração; ampliação do vocabulário; estímulo à curiosidade, à imaginação e à criatividade; melhoria na percepção de sentimentos e emoções; enriquecimento cultural, intelectual e social.