Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Vista Alegre melhora índices e ganha destaque no IPRS 2008.

12/05/2011

Vista Alegre do Alto é o 53º mu­nicípio mais rico entre os 645 do Estado de São Paulo e o 242º com melhores ín­di­ces de escolaridade. Além dis­­so, em um período de oito anos - de 2000 para 2008 - a cidade evo­luiu, respecti­va­men­te, da 369ª posição para a 275ª no quesito longe­vida­de, o que aponta uma melho­ra na qualidade de vida da po­pulação, segundo a nova edi­ção do Índice Paulista de Res­­­pon­sabilidade Social (IPRS).

De acordo com a pes­qui­sa, realizada pela Fundação Sea­de e baseada em dados de 2008, Vista Alegre integra o gru­po 1 formado por mu­ni­cípios com bons indicadores em lon­ge­vidade, escolaridade e rique­za. O estudo avalia os mu­ni­cí­pios através de uma pontua­ção de 0 a 100, em que quanto maior é o índice, mais próximo do ideal é o resultado.

No tópico riqueza, Vista Ale­gre do Alto apresenta índice de 56, o mais alto indicador desde 2000, quando o IPRS foi reali­za­do pela primeira vez e a pon­tua­ção estava em 53. A cidade ganhou 40 posições no ranking estadual em comparação com o levantamento anterior. Dos 19 municípios da região de Bar­retos, ocupa a segunda posição, perdendo apenas para Colôm­bia.

Em longevidade (longo tem­po de vida) boas notícias. O mu­nicípio obteve índice 74, um pon­to acima da média do Es­ta­do e da região. O indi­cador com­põe-se da combi­na­ção de qua­­tro taxas de mor­ta­­li­dade: pe­rinatal; infantil; de pes­soas de 15 a 39 anos; e, de pessoas de 60 anos e mais.

Já no quesito esco­la­ri­da­de também ocorreu avanços. A cidade teve crescimento de dois pontos entre 2006 e 2008, pas­sando de 69 para 71, en­quan­to o escore médio saltou de 65 para 68, no período. Na cons­tru­ção deste indicador, o IPRS enfatizou-se a situação escolar de crianças, adoles­cen­tes e jovens.