Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Vista Alegre participa de seminário sobre meio ambiente.

01/09/2009

Vista Alegre do Alto participou de seminário do projeto “Município Verde Azul”, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente em parceria com a União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp). O encontro, ocorrido na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, no último dia 20, apresentou 50 propostas de projetos de lei que beneficiam o meio ambiente local. Representaram Vista Alegre o prefeito Antonio Fiorani, o secretário municipal Felipe Fiorani (interlocutor do projeto), os vereadores José Ricardo Joanini (presidente da Câmara), Arlindo Balsanelli e Edinho Junta, além do engenheiro agrônomo Ednei Borelli.

Com a presença do secretário de Meio Ambiente, Xico Graziano, e do chefe de Gabinete e gerente do projeto Município Verde Azul, Ubirajara Guimarães, o evento reuniu 179 vereadores e 12 prefeitos da região, além de assessores e interlocutores do programa. Durante o seminário, os vereadores participaram de palestras sobre licenciamento ambiental, recursos hídricos, preservação das nascentes e educação ambiental. Os temas abordados serviram como apoio para que os legisladores assimilassem melhor algumas das principais propostas de leis contidas na cartilha.

A cartilha, que propõe leis sobre esgotamento sanitário, lixo mínimo, mata ciliar, arborização urbana, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, educação ambiental, entre outras pautas ambientais, foi elaborada pelos técnicos do projeto Município Verde Azul, que em novembro deste ano divulgará o próximo ranking ambiental dos municípios paulistas. O secretário municipal Felipe Fiorani disse que a busca pela Certificação de Município Verde é também prioridade do prefeito Antonio Fiorani e que toda administração estará empenhada em conseguir a melhor pontuação possível.

Em seu pronunciamento, o secretário Xico Graziano lembrou que a “vereança é uma escola de cidadania e são os vereadores os principais representantes da sociedade”. Graziano destacou que o projeto Município Verde Azul nasceu de uma idéia relacionada à descentralização. “Esse país precisa olhar mais e acreditar na força do interior, do fundão, onde estão as bases da sociedade e a coisas realmente acontecem”, declarou.

Criança Ecológica – No último dia 12 de agosto, a diretora da escola municipal “Irineu Julião”, Sônia Elisabete Nomura Pedrazzoli, juntamente com a coordenadora Marilene Aparecida Assumpção de Carvalho, participaram do encontro de orientações do programa “Criança Ecológica” na rede municipal de ensino. O evento aconteceu em Pirangi, numa parceria da Prefeitura Municipal e a Secretaria do Meio Ambiente, com o objetivo de esclarecer os pontos estratégicos do projeto que visa aproximar as crianças de 8 a 10 anos das questões ambientais.

A administração municipal implantará o programa Criança Ecológica na escola do município neste segundo semestre. A previsão é de que cerca de 100 alunos de 4ª série participem do programa de educação ambiental. Excursões, aulas, livros e filmes serão alguns dos artifícios usados pelos monitores para incentivar as crianças a defender o meio ambiente. As atividades vão ser realizadas a partir de quatro agendas de cores diferentes: a azul representar a água; a verde corresponde à fauna e à flora; a cinza, à poluição e a amarela simula o aquecimento global e a educação para a vida.