Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Vista Alegre promove com sucesso Folia de Reis.

08/02/2019

Evento marcou o início das comemorações do centenário do município. 

Foi realizada no último dia 26 de ja­neiro, a Folia de Reis de Vista Alegre do Alto. A festividade foi promovida pela pre­feitura do município, através da Se­cre­taria Municipal de Educação, Es­por­te, Cultura, Turismo e Lazer, com obje­ti­vo de manter a tradição, valorizando a cul­tura local e as raízes da história do mu­nicípio que, em 2019, comemora 100 anos de fundação.

Com a presença de um grande pú­blico, o tradicional evento ocorreu na pra­­ça central da cidade e teve a parti­ci­pação das Companhias de Santos Reis “Padre Marcos Pião” de Matão e “Vas­sou­ri­nha” de Viradouro para celebrar a viagem dos Três Reis Magos ao en­con­tro do Menino Jesus logo após o nas­ci­mento. Outro atrativo da festa foi o show de Diego Fantini & Marquinhos.

A atividade, que abriu as comemo­rações do centenário do município, con­­­tou ainda com homenagem aos fo­liões de reis da cidade. São adeptos e sim­patizantes da manifestação que ao longo dos anos manteram viva uma das mais tradicionais comemorações da cul­tura popular folclórica. A Folia de Reis ce­lebra de maneira diferente o nas­ci­mento do menino Jesus e a visita dos três Reis Magos, reunindo devotos e vo­luntários.

A iniciativa da administração muni­ci­pal repercutiu positivamente entre a comunidade e foi marcada por senti­men­tos como alegria, emoção, gratidão e reconhecimento.

O prefeito Luís Fiorani agradeceu a participação das companhias de folia de reis e destacou a importância do evento para preservar a tradição de grande valor cultural. A secretária Maria Rita Vieira Cunha também ressaltou o pro­pósito de incentivar e valorizar a ma­nifestação para suscitar nos jovens o gosto por essa devoção popular. 

Tradição de Folia de Reis é mantida há mais de 50 anos em Vista Alegre.

A tradicional Folia de Reis - que come­çou na década de 60 em Vista Alegre do Alto, permanece viva na cidade graças ao trabalho de foliões, simpatizantes e o apoio da Prefeitura Municipal. O evento que acon­tece anualmente é classificado como manifestação católica, cultural e festiva. 

A festa de Reis na cidade.

Há mais de meio século, a Folia de Reis faz parte da tradição do município de Vista Alegre do Alto. Começou na zona rural e em meados de 1960 passou a ser preparada na cidade por festeiros devotos ou para cumprimento de pro­mes­sas. Posteriormente, foi abraçada pela prefeitura e hoje sua comemoração acontece na praça central em um sába­do do mês de janeiro. Na década de 1960, a Companhia de Reis de Vista Ale­gre, já com o apoio da Prefeitura Mu­nicipal, foi a São Paulo receber o prêmio de melhor “Folia de Reis” do interior pau­­lista naquele ano. Alguns dos foliões da época ainda estão participando das festas realizadas na cidade. 

Autoridades presentes:

Além do prefeito Luís Fiorani e da se­­cretária Maria Rita, estiveram pre­sen­tes a primeira-dama Zizi Viltrini Fiorani, o vice-prefeito Arlindo Balsanelli, o pre­sidente da Câmara Zé Ricardo Joanini e os vereadores Gilmar Cecato, Zé Reis e Zezé Calderani Yaekashi. 

Foliões de reis e representantes são homenageados em Vista Alegre. 

Veja quem foram os homenageados na Folia de Reis: 

¨ Augusto Debiagi e Cacilda Debiagi (re­pre­sen­tando seu pai José Debiagi e toda família)

¨ Honorina Cardoso (representando a fa­mília Car­doso)

¨ Pedro Miranda e Valdemar Miranda (re­pre­sentando a família Miranda)

¨ Airton Gabriel

¨ Benedito Gabriel

¨ José Gabriel

¨ Aparecido Gabriel

¨ José Pereira de Oliveira

¨ Igor de Oliveira Brás

¨ Aracy Gonçalves Damaceno Ferreira (re­pre­sen­tando Santo Ferreira)

¨ Benedito Esteves (representando José Gerô­ni­mo)

¨ Benedito Silva

¨ Benedito dos Reis

¨ Neide Aparecida de Oliveira Corrêa (re­pre­sen­tando Francisco Antônio da Silva Cor­rêa)

¨ Pablo Gelio

¨ Hermínio Lira

¨ José Francisco Chaves (representando Alcides Chaves)

¨ Silmara Gabini (representando Jobes da Ro­cha)

¨ Rogério Ferreira (representando Zico Ferreira)

¨ Simone Truguilo Sanches (represen­tando Her­cu­lano Sanches, o popular Canela)

¨ Osvaldo Bragadini

¨ Mailson Matiolli

Também foram entregues troféus à Com­panhia de Santos Reis “Padre Marco Pião”, de Matão, na ocasião representada por Nivaldo José Gomes e à Companhia de Santos Reis “Vassourinha”, de Viradouro, representada por Joaquim Baltazar Vilela.