Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Vista Alegre realiza conferência e apresenta desempenho da Saúde.

21/10/2011

Profissionais de Saúde, além de autoridades municipais e membros do Conselho Tute­lar, Vicentinos e Pastoral da Cri­an­ça participaram da 4ª Con­fe­rência Municipal de Saúde, em Vista Alegre do Alto, no último dia 11 de outubro. Este ano o tema foi “Todos usam o SUS - acesso e acolhimento com qualidade - um desafio para o SUS”. Durante a abertura, a secretária muni­ci­pal de Saúde, Camila Dalócio, agradeceu a presença de todos e comentou sobre os avanços e desafios do setor no município.

Ela apresentou um balanço dos serviços. No ano passado, por exemplo, o investimento da administração municipal em saúde cresceu cerca de 24% em relação a 2009. Com base na prestação de contas de 2010, Vista Alegre aplicou mais de 27% em saúde, sendo que o pre­conizado pelos limites cons­ti­tucionais é de 15%. Também houve significativo aumento nos gas­tos com medicamentos, passando de R$ 31,04 mil/mês em 2010 para R$ 35,34 mil nes­te ano.

Outro número astronômico é referente a quantidade de con­sultas médicas. A média mensal saltou de 6.850 em 2010 para 7.550, em 2011. Isso significa que os moradores do município passam pela unidade de saúde mais de uma vez por mês, con­siderando uma população de 6.889 habitantes, conforme o Cen­so do IBGE. O transporte de pacientes para Barretos, Bebe­douro e Catanduva também foi destaque na prestação de con­tas, registrando um crescimento de 16,8%. Nos primeiros oito meses deste ano, o número de via­gens já superou 2010, che­gando a 7.550 contra 6.850 do ano passado.

O prefeito Antonio Fiorani, que também esteve prestigiando a abertura do evento, disse que Vista Alegre teve importantes avanços com relação a saúde pú­blica, mas que o compro­mis­so da administração municipal é garantir e fomentar um aten­di­­mento de qualidade a toda população local. Desde que as­sumiu pela terceira vez a chefia do Executivo, em 2005, Fiorani tem transformado o serviço de saúde no município. Os inves­ti­mentos e ações executadas na área pelo governo municipal be­ne­ficiam um número cada vez maior de cidadãos.

Durante a conferência a­con­­teceram palestras minis­tra­das por especialistas na área da saúde como o doutor Evandro Cé­­sar do Prado (coordenador de Saúde Bucal), a fisioterapeu­ta Graziele Gélio e as enfermei­ras Elaine Lanfredi Lopes Nunes e Va­léria Fíngoli Bragadini. No final do evento foram escolhidos os novos membros do Conselho Mu­nicipal de Saúde para o pró­ximo biênio. A secretária Camila Dalócio, em nome da adminis­tra­­ção municipal, agradeceu o apoio da diretora regional de Bar­­retos, Rosimeire Aparecida Campanholi Felca.