Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Vista Alegre realiza vacinação contra a gripe e exame bucal.

29/05/2019

No último dia 4 de maio, quem passou pelas unidades de saúde de Vista Alegre do Alto po­de se vacinar contra a gripe e tam­bém foi possível fazer exa­mes bucais gratuitos com o ob­jetivo de prevenir o câncer de bo­­­­ca. Na ocasião, aconteceu o “Dia D” da campanha de vacina­ção contra gripe.

A gripe é uma doença co­mum, que se propaga facil­mente e pode ser evitada com a va­cina. Alguns dos sintomas são dores musculares e na cabeça, tosse e febre. O vírus influenza pode ser transmitido por gotí­cu­las respiratórias no ar, saliva, aperto de mão, entre outros.

Fazem parte do público-alvo da campanha, adultos com ida­de superior a 60 anos, crian­ças a partir de seis meses e me­no­res de seis anos, ges­tantes, puér­peras (até 45 dias após o parto), trabalha­do­res da área de saúde, professores e pacientes com doenças crônicas, como as­­ma, diabetes, doenças imu­nos­supressoras e outras.

As pessoas que fazem parte dos grupos prioritários devem pro­curar as unidades de saúde para serem vacinadas gratuita­mente. Para se imunizar é só levar a carteirinha de vacinação e um documento até o dia 31 de maio, quando ofi­cialmente ter­mi­na a campa­nha.

Até o dia 28 de maio, 1.301 pessoas foram imuni­za­das, o equivalente a 61,4% do pú­blico-alvo. Na cidade, pouco mais de 70% das crianças que estão no grupo prioritário foram vacina­das, no entanto, os mais empe­nha­­dos em se proteger con­tra a gripe são os  idosos. Nes­­te gru­po, a vacinação pas­sou dos 77%.

A ação é uma iniciativa da Se­cre­taria Mu­ni­cipal de Saúde e conta com apoio da prefeitura do muni­cí­pio. 

Ação de combate ao câncer bucal.

O câncer bucal é um tu­mor que afeta os lábios, as gengivas, bochechas e língua. Dentre os principais sintomas estão lesões na cavidade oral, nódulos no pes­­coço e manchas vermelhas ou esbranquiçadas na região. O diagnóstico precoce é de extre­ma importância, uma vez que cer­­ca de 80% desses casos tem cura. Os casos suspeitos identi­fi­­ca­dos serão encaminhados para mais exames.