Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Vista Alegre recebe unidade móvel do Hospital de Câncer.

Imagem: Nova carreta adquirida pelo departamento de Prevenção da Fundação Pio XII

18/11/2009

O departamento de Prevenção da Fundação Pio XII, entidade mantenedora do Hospital de Câncer de Barretos, mais uma vez, marcou presença no município de Vista Alegre do Alto. Com o intuito de prevenir o câncer de mama, foram realizados 84 mamografias, nos dias 9 e 13 de novembro. No entanto, o trabalho das equipes começou 15 dias antes de se realizarem os exames, uma vez que a enfermeira responsável pelo setor de Prevenção da entidade, Janaina, esteve no município para treinamento da equipe de Saúde da Família.

Segundo a enfermeira da Estratégia da Saúde da Família (EFS), Valéria Cristina Fingoli Bragadini, “no treinamento foram abordados assuntos como a nova equipe de coordenação do Setor de Prevenção e a unidade do departamento de Prevenção da Pio XII, com infra-estrutura moderna e aconchegante, onde a mulher que necessite ir ao hospital passará por exames e consulta com o médico do setor de prevenção no mesmo dia”.

Sobre o auto-exame mensal das mamas, a enfermeira explica que “o objetivo é fazer com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas para facilitar a percepção de quaisquer alterações, tais como pequenos nódulos, nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele, retrações, etc”. Ela orienta que o auto-exame deve ser realizado mensalmente, por todas as mulheres a partir de 20 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa, deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias.

Na busca ativa das clientes que realizaram a mamografia, a unidade do ESF lançou-se mão de vários artifícios, como visita domiciliar, carro de som, cartazes e telefonemas, evidenciando a importância do trabalho em equipe e as diretrizes de desenvolvimento de trabalho da Saúde da Família que são prevenção, promoção e assistência à saúde. “Ações desta conotação evidenciam cada vez mais os propósitos da equipe”, afirma a enfermeira Valéria. O público alvo foram mulheres que não estão com o exame em dia ou que já completaram 40 anos e ainda não realizaram o exame pela primeira vez.

O grupo do ESF também destacou o total apoio da secretária municipal de Saúde, Camila Dalócio, e da equipe de Nutrição do setor da Saúde, representado pela nutricionista Maria Fernanda Cardoso.