Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Vista Alegre Supera Meta em Vacinação de Idosos.

Imagem: Enfermeira Elaine aplica vacina contra gripe em pessoa idosa

16/05/2007

Em Vista Alegre do Alto, a população fez bonito e compareceu em peso à unidade de saúde durante a campanha de vacinação de idosos contra gripe. De acordo com a coordenadoria de Vigilância Epidemiológica do município, até agora, 529 pessoas (84,37%) com mais de 60 anos receberam a dose contra o vírus influenza, causador da gripe.

Os números superam a meta inicial (estipulada pelo Ministério da Saúde), que era de atender 439 pessoas, o correspondente a 70% dos idosos que vivem no município. “O nosso objetivo é imunizar o maior número possível de idosos”, disse a enfermeira Elaine Lanfredi Lopes Nunes, que é a coordenadora da equipe de Vigilância Epidemiológica.

Para atingir a meta da campanha neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou uma equipe para o atendimento domiciliar, vacinando pessoas acamadas e com dificuldades de locomoção. A campanha deste ano, que tem como tema “Fique ativo, vacine-se contra a gripe”, deveria ter sido encerrada no último dia 4 de maio, mas foi prorrogada até o dia 24.

Os idosos acima de 60 anos ainda podem se vacinar, e tomar a vacina compensa. "A vacina reduz o número de casos de internações de idosos decorrentes das complicações da gripe, além de trazer melhor qualidade de vida e manter um bom estado de saúde”, observa a coordenadora que considera o resultado da campanha extremamente positivo.

A faixa etária acima dos 60 anos é mais vulnerável a doenças comuns como a gripe, que pode trazer sérias complicações à saúde, uma vez que o sistema imunológico dessas pessoas é mais vulnerável às doenças de modo geral. Com a vacinação, também há uma redução no número de internações decorrentes destas complicações e de óbitos.