Nosso site utiliza cookies para salvar seu histórico de uso e garantir uma melhor experiência. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de cookies e privacidade.

Vista Alegre tem atendimento exclusivo para casos suspeitos de Covid-19.

13/06/2020

Em mais um esforço na luta contra a pan­demia de corona­vírus, a prefeitura de Vista Alegre do Alto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, instalou no dia 30 de abril o Pronto Aten­di­mento de Sintomas Gripais, localizado no mesmo prédio do Pronto Socorro (antigo hospital municipal), para atender ex­clusivamente os pacientes que apresentem problemas respiratórios ou outros sinto­mas que se enquadrem na sus­­peita de Covid-19. O obje­tivo é diminuir a so­­bre­carga das unidades de saúde, iden­tificando os pacientes com síndromes res­pi­ratórias e se­parando-os dos demais casos de urgência e emergência, que continuam sendo realiza­dos no Pronto Socorro. A ini­cia­­tiva também minimiza a exposição dos pro­fis­­sionais de saúde que se enquadram no gru­­po de risco, uma vez que a es­cala para o setor foi diferen­ciada.

Segundo a secretária de Saúde do mu­nicípio, Camila Da­ló­cio, a unidade é um lu­gar específico para os pacientes conside­rados suspeitos. “O Pron­to Atendimento tem a fun­ção de prestar o primeiro aten­di­mento ao paciente que, após a triagem, passa por consulta e recebe orientação sobre qual procedimento seguir”, explicou. Ela infor­mou ainda que os exa­mes são realizados de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde.

Cada situação é analisada individual­mente. Nos casos mais graves, o paciente é en­ca­minhado para internação. Nos de­mais, o profissional po­derá solicitar o retor­no para casa pa­ra tratamento domi­ci­liar e qua­ren­tena, sen­do acom­panhado pela en­fer­­mei­ra responsável pela vigi­lância epi­demiológica, Ana Carolina Lerri Antônio.

A prefeitura também contra­tou médico exclusivo para a uni­dade do Pronto Atendi­mento e já solicitou profissionais de en­fer­magem que irão reforçar e am­pliar a equi­pe de saúde na linha de frente do enfren­tamento à pandemia do novo coronavírus na cidade.