Vista Alegre tem programação em apoio ao Outubro Rosa.

13/11/2019

Outubro é o mês de prevenção contra o câncer de mama e várias ações foram realizadas em Vista Alegre do Alto com o intuito de alerta sobre a im­por­tância do diagnóstico precoce. O câncer de ma­­ma é o tipo mais comum entre mulheres do mun­do todo. No Brasil, são cerca de 60 mil novos casos descobertos todo ano.

A Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), para orientar sobre cuidados e exames. Além de ações preventivas, mulheres participaram de uma palestra com ginecologista Dra. Karina Scardelato Gonçalves sobre o tema. As participantes recebe­ram instruções para realizar autoexame e aprende­ram sobre importância do diagnóstico precoce.

Você sabe o que é Outubro Rosa?

Outubro Rosa é o movimento in­ter­nacional de conscientização para o con­trole do câncer de mama. Desde meados dos anos 80 ações vem sendo desen­vol­vidas voltadas para essa prevenção. O Ou­tubro Rosa foi criado na década de 90 para celebrar, promover e compar­ti­lhar informações sobre a conscientiza­ção da doença e proporcionar maior aces­so aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo assim, para a re­dução da mor­talidade.